16 de dezembro de 2009

Leitor asiduo deste blog alerta...



Se os técnicos da prefeitura descobrem estas árvores frondosas da rua Vinte e Cinco de Julho, entre as ruas João Colin e Orestes Guimarães, não devem demorar em achar algum bom motivo para mandar cortar.

Figueiras na Rua Vinte e Cinco de Julho - Bairro América - Joinville SC

O curioso é que alem de não mostrar nenhuma rachadura no asfalto, as árvores se encontram sadias e com uma sombra fresca, que faz que seja perceptível uma sensível diferença de temperatura entre os dois lados da rua, aquele que tem árvores e aquele que não tem.

É importante registrar e localizar estes exemplares, que caso sejam identificados pelos zelosos técnicos da Fundema, correm risco de extinção em Joinville.

Um comentário:

  1. Em algummlugar deste país o Ministério Público está atento ao tema arborização. Veja a Notícia:

    "Ministério Público estadual propõe cidades baianas mais arborizadas"


    Rafael Albuquerque
    06/10/2009


    O Ministério Público estadual está com uma proposta de deixar as cidades baianas mais arborizadas. A proposta foi fomentada na manhã de ontem (05), com o lançamento do livro 'Árvores para as Cidades', que objetiva incentivar a arborização urbana tão esquecida áreas urbanas, de forma a torná-las mais belas, agradáveis e saudáveis para os moradores.



    De autoria da analista pericial do MP, Eloina Matos, e do doutor em Botânica e professor da Universidade de Feira de Santana (Uesf), Luciano Paganucci de Queiroz, o livro é um instrumento do programa 'Cidade Verde: arborização urbana com espécies nativas', lançado em 2006 na cidade de Boa Vista do Tupim pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Ceama) do Ministério Público. A obra apresenta informações sobre o planejamento, implantação e manejo de árvores em áreas verdes, especialmente nas vias urbanas, além de apresentar um guia de espécies com 120 árvores representativas da caatinga, cerrado e mata atlântica. Prefeituras, bibliotecas públicas e organizações não governamentais receberão a publicação.


    De acordo com o procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto, o livro 'Árvores para as Cidades' demonstra a preocupação do Ministério Público com o meio ambiente e chega em um momento importante. “Infelizmente vemos que as cidades estão perdendo cada vez mais suas áreas verdes. Parece que, hoje, as árvores são tidas como problemas, por impedir a 'vista' dos prédios, por ocuparem os passeios ou porque atrapalham o estacionamento”, afirmou ele, agradecendo o patrocínio da Petrobras e salientando que a empresa “sempre avança em tecnologia, mas sem deixar de lado a sua preocupação com o meio ambiente”. O gerente de comunicação da Petrobras, Darcles de Oliveira, afirmou ser um grande prazer para a empresa patrocinar projetos como este, que visam a educação ambiental. “Hoje, infelizmente, já não conseguimos mais enxergar árvores com as quais tínhamos intenso contato anos atrás, em nossa infância”, lamentou.


    Além de oferecer ao ser humano alimentos e remédios, as árvores propiciam a diminuição do calor, protegendo da poeira e ventos fortes; contribuem para o controle dos deslizamentos, a redução da poluição atmosférica e de temperatura, características que potencializam a melhoria da qualidade de vida. Também participaram do lançamento o superintendente do Ibama, Célio Costa Pinto; o presidente da Associação do Ministério Público (Ampeb), Jânio Braga; e representantes das prefeituras de Salvador e de Madredeus e de outros órgãos de defesa do meio ambiente.

    http://www.samuelcelestino.com.br/index.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...