5 de agosto de 2008

Viva o verde


A importante reforma que esta sendo feita nas praças da área central, merece ser comentada, a importância das reformas pode ser medida pelo orçamento divulgado pela própria prefeitura, que o coloca num valor superior ao milhào de reais. Um valor considerável, para uma intervenção que é muito mais resultado do abandono a que a prefeitura tem submetido estes espaços que por uma real necessidade. Olhando com atenção a unica obra que esta sendo feita é a troca do piso e a reduçào da area das praças, para aumentar o espaço para os veiculos. Parece muito custo, para pouco resultado.
Também pode ser avaliada pela sua inutilidade e pelo pouco que agrega de verde e de qualidade de vida aos espaços verdes existentes no centro da cidade.
A construção de praças secas, com o uso de paver, tem se convertido na imagem desta administração, os espaços públicos ficam com esta solução mais duros, menos permeáveis e menos verdes. O que esta bem alinhado com a concepção de espaço publico deste governo.
A troca do petit pave pelo paver era desnecessária, para bons exemplos de uso de petit pave, vale a pena dar uma passada por Copacabana ou Ipanema, para citar dois cartões postais que dispensam apresentação, que a pesar de um uso muito mais intenso que o das nossas praças mantém uma surpreendente saúde e manutenção. fatos inexistentes por aqui.
A redução das áreas destinadas a pedestres e também uma constante desta gestão, priorizando o veiculo e transito, frente ao cidadão de a pé.
Alias que destino levou o petit pave existente? É um material que pode ser reaproveitado e reutilizado em outros espaços públicos. Ou será que virou aterro?
Ninguém pode recriminar que o prefeito Marco Tebaldi, não seja coerente, depois da atrapalhada e cara intervenção no Boulevard Cachoeira, o sua visão dos espaços verdes continua a mesma, mais voltada para o cinza que para o verde.
Não deixa de ser sintomático, o aumento desproporcional de obras publicas de orçamento elevado e necessidade questionável nas datas previas as eleições municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...