6 de agosto de 2008

Serendipite

Em inglês costuma-se grafar “Serendipity”, enquanto em português se usam as formas Serendipity, Serendipite ou Serendipidade. E pode ser descrito como o efeito que acontece quando alguém descobre ou realiza acidentalmente algo positivo, especialmente se o seu objetivo era distinto do atingido. Em outras palavras quando algo da certo sem querer.

Cada vez mais tenho a sensação que estamos às portas de descobrir um novo modelo de gestão, a forma como são implantadas, executadas e gerenciadas as obras e as ações da administração municipal, parecem estar regidos pela serendipidade.

Vamos fazer algo, depois vemos como fica, e dependendo de como fica fazemos as mudanças, um exemplo são as mudanças implantadas no transito no Bairro Boa Vista, funcionam! Claro que todos sabemos que não são resultado de um estudo prévio, de um planejamento apurado e de uma implantação criteriosa e menos ainda de uma execução primorosa. Até porque os nossos leitores sabem que nunca a administração municipal tem agido desta forma. E não será esta a primeira vez.

As medidas tomadas são baratas. Lógicas e simples, três outros princípios que se destacam pela sua ausência nesta gestão, chegam tarde, porque poderiam ter sido implantadas muito tempo antes, o que sim é uma marca desta gestão.

Fica a sensação que a prefeitura quando acerta, não o fez querendo. Pela mesma lógica teremos que aceitar que quando erra, tampouco o fez querendo é pura serendipidade.

É mais fácil entender como se gerencia a nossa cidade, mas fácil ainda justificar os resultados, porque é resultado do mais puro acaso.

Desta forma, podemos mudar a imagem negativa desta administração, e entender que tudo pode ser justificado, pela incompetência, pelo atabalhoamento e principalmente pelo modelo de gestão adotado.

Pode ser que com o tempo a serendipidade, passe a formar parte dos modernos manuais de gestão publica. Que Joinville passe a ser um referencial, um modelo a ser seguido. Na iniciativa privada não tem se mostrado um modelo viável, nem para administrar uma quitanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...