9 de agosto de 2008

A sociedade deve se manifestar


Parece que de uma hora para outra Joinville acordou, e acordou com ressaca, com dor de cabeça.
A serie de intervenções que o governo municipal esta realizando a toque de caixa, nos estertores do mandato, levam a sociedade a se perguntar o que esta acontecendo? O que estão fazendo com a nossa cidade? Qual vai ser o resultado a curto, médio e longo prazo destas experiências? Porque a sensação é que de fato quem deveria saber esta perdido e sai atirando para todos os lados, tentando acertar em quaisquer coisa. O resultado deste tipo de ações costuma ser imprevisível e o preço caro.
Bom, muito bom que a sociedade questione, melhor ainda que o faça de uma forma publica e melhor ainda que apresente propostas e alternativas. Neste sentido poucas ações merecem tanto respeito e elogio como a do CDL, que custeio e elaborou um projeto alternativo de mobilidade urbana, que a prefeitura nem sequer considerou, mas que agora aproveita e reapresenta como sendo de criação própria, você sabe, coisa de gente pequena.
Ruim que as nossas autoridades não escutem, que façam ouvidos moucos e que ainda achem que estão abafando com a suas trapalhadas em serie. Ruim para Joinville que paga duas ou três vezes, paga para fazer, e depois para refazer, as vezes mais de uma vez.
O sociólogo Edgar Friedenberg, fez uma interessante consideração, para casos como o nosso, onde o desenho do urbano (urbanismo) é promovido pelo poder publico, sem intervenção do cidadão. “é como comida industrializada para cachorro: não é o consumidor que a compra, e a não ser que ele fique doente ou morda o comprador, a comida continuará a mesma”.
Numa tradução livre, nós somos os cachorros, que temos que comemos a comida que o dono comprou no supermercado. Simples e claro.
Será que não tem outra comida melhor na prateleira que esta que estão nos servindo? Porque o dono compra o que esta na promoção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...