14 de agosto de 2008

As praças e o verde


A Prefeitura esta tentando realizar a toque de caixa e com certo atabalhoadamente, o que não tem conseguido fazer em todo o tempo que teve que alias, não tem sido pouco, no mínimo 6 anos, numa conta superficial.

Depois de gastar quase 3 milhões de reais, nas reformas das praças centrais e na construção de uma parte do Boulevard Cachoeira, a prefeitura não acrescentou um único metro quadrado de verde a Joinville, não temos mais espaços verdes que os que já tínhamos antes, tampouco aumentaram o numero de arvores, nem as áreas de lazer para a população.

Numa leitura mais detalhada, fica evidenciado, que mesmo depois destes investimentos, ganhamos muito pouco. Quando não se faz o mínimo em manutenção e melhoramento dos espaços públicos, a prefeitura não tem outra saída que gastar muito e mal, para refazer o que pela sua omissão e inépcia, não foi mantido.

Mais irônico ainda, quando as principais autoridades municipais da área, se dirigem à população justificando a necessidade de reformar as praças e espaços públicos que foram abandonados pelo próprio poder publico. As mesmas autoridades que deveriam zelar pela sua manutenção e pelo bom uso dos recursos públicos, fazem de conta que não tem nada com isto e que o estado atual das praças e responsabilidade de outro.

Mesma situação que a dos banheiros públicos, divulgar como novidade a implantação de banheiros públicos na área próxima ao terminal central, é pura desfaçatez ou sem-vergonhice, o que se fez dos banheiros públicos construídos na gestão Freitag, junto ao Camelodromo, que se fez dos recursos públicos dilapidados pela falta de manutenção?

Quem deve ser responsabilizado por esta falta de gestão? Como Joinville tem pouca memória, rapidamente uma retroescavadeira, demoliu com a mesma celeridade que se usou para demolir a casa amarela, os banheiros públicos que existiram frente a que foi a praça do correio.

O governo não tem sido um administrador dos recursos públicos e este em especial, tem alcançado um nível de ineficiência superior a media. Pode ser resultado da ampla maioria no legislativo, pode ser o resultado de um excesso de recursos, nunca a prefeitura arrecadou tanto, ou ainda pode ser o resultado de falta quase total de planejamento, que faz que se gaste mais e ainda se gaste mal.

Em resumo mais de 3 milhões gastos, para não ter acrescentado uma única praça ao patrimônio verde da cidade, não parece um modelo a seguir, na administração dos nossos recursos. Esperemos que entre os candidatos o nível e o resultado seja melhor. Joinville agradecera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...