5 de agosto de 2008

Mentiras e estatísticas



O prefeito Marco Tebaldi, esta preocupado em patrolar o seu futuro político. Com uma idade que lê permite pensar, na construção de um projeto político. Ao contrario de sua forma de administrar a cidade, que tem se destacado muito mais pela ausencia de planejamento e pela improvisação, o seu projeto político é resultado de um trabalho árduo e bem planejado.

Iniciou na primeira gestão do prefeito Freitag, quando coordenou o Projeto Mangue. Fez deste projeto a sua iniciação a vida política, dele saiu com uma base eleitoral consistente, com muitas insinuações e sem nenhuma prova concreta que o possa comprometer.

O seu futuro será construído sobre estatísticas, como bom engenheiro, o prefeito sabe que uma acusação que frequentemente se faz à Estatística é a de induzir ao erro, não só porque apresenta dados obtidos por procedimentos que podem ser questionados no seu rigor, mas também porque, apesar de serem correctos e obtidos por métodos válidos, esses dados podem ser apresentados de maneira a induzir confusão a quem não está especialmente familiarizado com esta pratica.

A partir das estatisticas será possivel afirmar que “Nunca antes na historia desta cidade...

... Se implantaram tantos quilômetros de corredor de ônibus.

...Se reformaram tantas praças.

...Se construíram tantos quilômetros de ciclo faixas.

...Se arrecadou tanto imposto.

...Se aumentou tanto a carga tributaria.

...A prefeitura municipal foi o maior empregador direto.

...Foram aprovados com tanta facilidade os projetos de lei, encaminhados pelo executivo.

...Se dialogou tão pouco com a população.

...Os amigos do emperador obtiveram resultados tão significativos.

...Um plano diretor foi objeto de tanta negociação.

E outros tantos que você leitor aplicado, possa ir acrescentando.

De olho no discurso político, que lê servira para construir o seu projeto futuro, o prefeito Marco Tebaldi é um aluno aplicado do que Mark Twain chamou "Há três espécies de mentiras: mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas."

Como a historia julgara a sua gestão ainda é muito cedo para saber, mais que a sua gestão entrou de vez para a historia de Joinville, isto é uma verdade incontestável.

Prefiro a definição de que as estatísticas são como os biquínis, o que é revelado é interessante, mais o que esta oculto é essencial.

Um comentário:

  1. Esta frase sobre estatística é de Benjamin Disraeli, e não de Twain...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...