19 de fevereiro de 2009

Sem surpresas


Depois do primeiro mês e meio de governo, alguns pontos começam a chamar a atenção.

Primeiro a que pode parecer ingenuidade da nova equipe. Mesmo conhecendo o perfil e a forma de administrar da gestão anterior, agiram e se prepararam como se fosse se produzir uma transição tranquila e organizada. Claramente foi um erro de avaliação. Na historia recente de Joinville, as transições tranquilas só aconteceram quando houve continuidade administrativa. Nos outros casos houve um maior ou menor nível de atrito.
Faltou ainda avaliar corretamente o perfil da gestão que se encerrou, como na fábula do Elefante e do Escorpião, o escorpião age porque é da sua natureza.
A ninguém deve por tanto se deixar surpreender pela situação encontrada, era mais que previsível, não faltaram indicios. Faltou por tanto a equipe que assumiu avaliar melhor o que teriam que enfrentar.

Segundo, já é possível identificar um modelo de gestão, mesmo nas primeiras ações e na forma de lidar com os problemas, uma abordagem conciliadora e mais participativa, pode ser muito útil e aconselhável quando se dispõe de tempo para a tomada de decisão, porem em situações mas emergenciais a sociedade espera que o prefeito aja, com firmeza e determinação.

Terceiro, a chamada bancada governista, tem tido dificuldades em agir de uma forma coordenada na Câmara de Vereadores, a falta de uma efectiva articulação politica ocasionou e deve ocasionar ainda mais problemas ao executivo. Mesmo que uma boa parte dos vereadores sejam bisonhos, alguns dos vereadores governistas tem experiência e conhecimento, falta ou empenho, ou liderança e com certeza coordenação.

Quarto, impressionante como o PSDB e o DEM, se encontram a vontade na oposição, agem como se tivessem sido oposicionistas a vida inteira, parece que estes partidos se sentem tão confortáveis, como desconfortável se encontra o grupo governista, que tanto no executivo, como no legislativo anda batendo cabeça.

Quinto, a paciência e o credito, são bens escassos, a população não parece disposta a conceder muita credibilidade, quanto maior a esperança posta num candidato, menor a capacidade para esperar resultados. O tempo esta correndo mais depressa do que seria imaginavél, o numero e o teor das criticas, são maiores e mais virulentas do que se poderia esperar.

Sexto, o desgaste do legislativo municipal, por conta do lamentável episódio dos carros da Câmara, conseguiu transferir parte do ónus também para o executivo, a teoria de que são todos farinha do mesmo saco, ganha corpo e ameaça a imagem publica dos políticos sérios e éticos que com certeza deve haver, mesmo que sejam considerados espécies em vias de extinção.

É possível prever tempos interessantes, para a Joinville de toda sua gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...