26 de fevereiro de 2009

Avisando com tempo


Com a autorização por parte da prefeitura municipal, para a implantação de dois importantes pólos de geração de tráfego na rua Santos Dumont, esta dada a largada para mais confusão a curto prazo. Sem ter sido feitos, os necessários e imprescindíveis estudos de Impacto de Vizinhança EIV, em desacordo por tanto com a legislação vigente. Estes estudos estão sendo sistematicamente ignorados pelos técnicos da Prefeitura Municipal, porque na cabeça de alguns desavisados são uma bobagem e não são necessários. Entre os desavisados devemos incluir a cúpula da administração municipal anterior, para citar alguns dos exemplos mais conhecidos. Quem sabe este seja um dos pontos de mudança da nova gestão municipal.

Se faz necessário elaborar os projetos, para duplicação da Avda. Santos Dumont. A rua hoje, principalmente no trecho compreendido entre as ruas João Colin e o trevo de acesso as universidades, já apresenta sérios problemas de congestionamento na maior parte do tempo. Agora com a entrada em funcionamento do Maxxi Atacadista e do Shopping Joinville Garten, o que já estava ruim deve ficar pior.

Como a prefeitura, tem mostrado sintomas grandes de falta de planejamento, e só conseguiu entregar a população o binário da rua Rio Grande do Sul e o acesso para o Hipermercado Angeloni, quase dois meses depois de inaugurado o empreendimento. Seria interessante que os estudos necessários começassem logo, para não passar vexame de novo.
Também para lembrar, todas as obras para beneficiar estes empreendimentos, são pagos com o seu, com o meu, com o nosso dinherinho. O do IPTU.

Bem que si se fizessem os Estudos de Impacto de Vizinhança e aparecessem, como devem aparecer, a necessidade de importantes obras viárias, para minimizar o impacto gerado pelo próprio empreendimento, o custo destas obras poderia ser pago pelo empreendedor, que alias será o maior beneficiado. Como alias o Supermercado Angeloni, sabe muito bem, por conta dos investimentos que fez em Blumenau, na ocasião da implantação de uma unidade naquela cidade. Aqui temos em geral optado por socializar o prejuízo e privatizar os lucros. Vocês entendem, verdade?

Os problemas que ocasionará a ampliação do Hospital Dona Helena, num dos pontos, que hoje já é dos mais congestionados no centro da cidade, esses você sentira bem antes.

2 comentários:

  1. Jordi. As importantes observações que vc fez fizeram parte de denúncias e de posicionamentos da sociedade que foram solenemento ignorados pelo Poder Público Municipal. O Legislativo para se isentar inventa audiências sem estruturação legal e com isto fazem o papel de marionetes dando a aparente legitimidade. Os problemas virão e com eles as reclamaçoes num lapso de memória. Os poderosos agentes detas obras sabem disto e contam não apenas com o seu poder de influencia, seja ele financeiro ou político, mas com esta falta de memória. Depois, estes mesmos senhores virão a público reclamar que os trânsito está caótico e irá prejudicar seus negócios. O exemplo estapafúrdio mais recente é o Angeloni da Ministro, mas existem uma centena em igual situação. O problema é que aqueles que colaboraram para as geniais soluções de tráfego ou com os pareceres técnicos estão lá, no mesmo lugar e com a mesma caneta. O que mudou então?

    ResponderExcluir
  2. Caro Sérgio
    Porque parece que nada mudou, que se faz necessario alertar.
    Na hora certa poderemos cobrar de novo, mostrando quem se omitiu, que fez o que devia e principalmente quem fez o que nào devia.
    O Tempo é o Senhor da razão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...