7 de fevereiro de 2009

Isenção e Etica


Isenção e Ética são temas delicados, tanto que devem ser aprendidos em casa e se preferencialmente na infância, para que contribuam a uma firme formação cívica e moral do individuo. Numa cidade, como Joinville, que ao mesmo tempo é a maior cidade do estado, uma das 3 ou 4 maiores da região sul, tem atitudes e cultura provinciana, de cidade pequena do interior, como se nunca conseguisse superar a sina da sua origem colonial estes temas parecem ambíguos e as vezes mudam dependendo dos envolvidos.

Ocupar ao mesmo tempo um cargo publico, principalmente se for comissionado e escrever profissionalmente num jornal ou ter um programa de radio ou televisão, em que sejam tratados temas e assuntos relativos ao próprio cargo, pode gerar situações potencialmente conflitantes. Nada que não possa ser facilmente superado por profissionais competentes, que conseguem manter claramente separados cada um dos cargos e dos espaços profissionais que ocupam. Claro que o que para uns é claro e diáfano, como um manguezal numa noite de lua nova, pode criar confusão na cabeça dos leitores e ouvintes.
Poderia ajudar muito se cargos públicos e espaços privados, quando houvesse conflito de interesses, não coexistissem simultaneamente.

O terreno da ética é um terreno escorregadio, cheio de armadilhas em que mesmo os mais versados e experientes, cometem por vezes erros infantis. Muitas profissões tem além do seu código de ética, a sua deontologia especifica que estabelece os deveres, os princípios e os fundamentos morais de cada profissão. O que não é possível é definir e detalhar um código de ética para cada individuo, porque alguns não tem a menor noção do que isto possa vir a ser. Passando a achar normal situações que em outras sociedades poderiam ser consideradas achaques, chantagem ou inclusive prevaricação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...