20 de fevereiro de 2009

A Internet e a transparência.


Colocar na internet a planilha que permite calcular a tarifa dos ônibus ou dos gastos de deputados e senadores abre um debate interessante, sobre a democratização do acesso as informações e a transparência.


Os dois exemplos escolhidos servem para ter dois parâmetros distintos de comparação, um deles o referente aos gastos dos deputados e senadores, a linha adotada é a de mudar, para que tudo continue igual, divulgando algumas informações na internet, sem que sejam completas e de uma forma parcial, o controle social passa a ser impossível e o Congresso assume per ante a sociedade o papel de pureza e inocência que era no passado reservado as vestais.


Criar um blog, para debater com a sociedade a tarifa de ônibus, é uma iniciativa interessante, mostra modernidade, abre um novo canal de comunicação com a sociedade, porem pode se converter numa autentica caixa de Pandora. A internet é uma ferramenta incontrolável. Ao estar aberta e permitir a participação de toda a sociedade, pode ser que uma enorme quantidade de propostas, mais ou menos qualificadas seja encaminhada, e acabe acontecendo, como aquela pantomima coordenada pelo IPPUJ, com o nome de Plano Diretor, quando se distribuíram pela cidade, mais de 500.000 folhetinhos para que cada um escolhesse dois temas principais que deveriam ser abordados, claro que não poderia dar certo, ao colocar no mesmo nível de participação, crianças em idade escolar e experientes conhecedores dos temas da cidade, estão desqualificando uns e outros.


Corremos agora o mesmo risco, se devemos valorizar o modelo de dialogo aberto pela prefeitura, devemos lembrar, com tudo que nada substitui o conhecimento técnico especifico, que não é mais privilegio nem do poder publico, nem das empresas permissionárias, no caso em questão. A sociedade tem sim, um papel a jogar e uma responsabilidade a assumir. É o momento da sociedade civil organizada se manifestar, com propostas, com criticas e com o seu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...