1 de fevereiro de 2009

Sobre os veiculos da Camara

Um interessante debate esta na rua e este blog esta envolvido, anexamos algums dos comentários que recebemos.
É importante que a leitura seja feita de baixo para cima, os textos mais antigos são os últimos.
Participe você também, contribua.

4.- Texto deste blog citado por Gert Fischer

No Blog do Jordi Castan voce lê a opinião cidadã do mesmo:

"O ponto mais importante da discussão que a sociedade iniciou por conta dos carros dos vereadores de Joinville, não é se os carros devem ser alugados ou não, se cada vereador deve ter um carro ou um helicóptero. O flamante presidente da Câmara, tem alegado que um dos motivos que permitiria a despesa é o fato da Câmara de Vereadores de Joinville, tem recursos para isto. Em português coloquial, tem dinheiro para poder fazer esta e outras estripulias.
A cidade de Joinville tem visto crescer o seu orçamento de uma maneira significativa nos últimos anos, em pouco tempo o orçamento do município tem passado de 600 milhões de reais a mais de 1 bilião e 400 milhões. Como a Câmara de Vereadores recebe um percentual do orçamento do município, tem chovido muito na horta do legislativo local, o que tem entre outras coisas levado a nossa casa de leis a cometer excessos típicos de quem esta com dinheiro sobrando.
O dinheiro que a Câmara tem a mais e dinheiro da sociedade, dinheiro proveniente dos impostos, taxas e contribuições que todos pagamos. Nada mas lógico que se tem dinheiro sobrando seja devolvido a sociedade.
A redução do percentual do orçamento que o legislativo recebe seria uma atitude adequada e principalmente ética. Se nos últimos anos a Câmara tem devolvido parte dos recursos ao caixa da prefeitura, não é porque economizou, é porque não deu conta de gastar. Nada seria mais adequado numa época de austeridade e crise, que ver a Câmara cidadã, agindo para adequar o seu nababesco orçamento a uma realidade mais adequada.
Com a bola os senhores edis."

3.- Resposta de Sérgio Gollnick ao Vereador James Schroeder

Prezado Vereador JAMES
Acompanhei o debate sobre a questão dos veículos alugados. Também vi uma manifestação unânime da população que desaprova esta medida, conforme amplamente noticiados nos jornais. Eu, como cidadão, também desaprovo, não apenas como um mero observador, mas como um empresário que tem negócios dentro e fora de Joinville e porque tenho uma boa noção do custo de manutenção desta frota, coisa que a maioria não tem e nem sequer esta levando isto em consideração. São pouquíssimas as empresas que tem uma frota igual em Joinville assim como a que a Câmara terá e, estas empresas produzem, empregam e remuneram uma quantidades de empregados muito superior ao que a Câmara emprega, dos quais muitos poderiam ser dispensados pela obviedade do paternalismo, empreguismo e troca de favores.
Não obstante a isto, o vereador é remunerado pelo erário público, somos nós cidadãos que somos os patrões de fato e, é importante que o senhor saiba que não é um funcionário público, e sim um ente político, representante eleito, que, deliberadamente se propôs a servir a sua comunidade, especialmente no ato de legislar, que é a função nobre e precípua do poder legislativo. Alias, legislar é a função que menos se exerce na Câmara e quando o fazem, procuram extrair proveitos, como muito bem foi demonstrado nos últimos anos. Portanto, legislar com qualidade e probidade não necessita de muitas incursões ao território do município, precisa mesmo é de muito debate público, conhecimento, estudo e, isto não tem sido feito. Então, como resultado temos recebido leis, requerimentos e moções de baixíssima qualidade. O vereador de hoje quer ser um outro Prefeito, uma extensão do poder executivo, querendo fazer obras ao invés de fiscalizar o poder executivo, fazer ou revisar as leis. Há muito a ser feito.
Há muito penso que o vereador não deveria ter salário, no máximo uma verba de representação. Usar o carro particular é, ao meu ver, uma parte "dos ossos do ofício". No momento em que um cidadão se propõe a ser um representante da povo, deve fazê-lo com altivez e responsabilidade, sabendo que esta função transcende uma simples conta de depreciação ou remuneração de frota.
O que parece é que a Câmara virou um bom e bem remunerado emprego, do qual muitos enriqueceram e tiro esta conclusão ao verificar que alguns de seus colegas, que há anos não exercem alguma atividade laboral além da vereança, encontram-se muito bem financeiramente e com larga lista patrimonial, que inexistia antes dos mandatos assumidos. Qual é o milagre?
Acho justificável que a Câmara de Vereadores tenha alguns veículos para suas atividades, talvez uns 5 ou 6, nada mais. A propósito, fiz uma breve pesquisa e dela extraí que a Câmara de Vereadores de Joinville será possivelmente a 8a. maior frota pública de automóveis do Estado de SC, superando muitas Prefeituras. Vc não acha isto um absurdo? Eu acho!
Os 22 veículos são injustificáveis, por mais que isto não chegue a compreensão dos nossos edis, que já começaram de forma lastimável o seu mandato.
Faço coro ao Gert quanto ao resgate do voto.
A solução é sim de uma postura ética e proba, de uma mudança de comportamento, de voltarmos a ter um Poder Legislativo que seja respeitado por atitudes de res´peito ao cidadão e não apenas um poder que se sente bem quando bajulado de alguns que dele necessitam. Vá às ruas e pergunte ao seu eleitor, ao cidadão comum, o que ele pensa sobre este e outros assuntos polêmicos e terá a resposta para sua pergunta.
Poderia talvez transformar muitos destes veículos em macas, cadeiras de roda, porta soros, para o Hospital São José que sucumbe deixando centenas de pessoas em cadeiras de plástico, sendo humilhadas e sem dignidade. Poderiam nossos edis locar algumas ambulâncias para o atendimento emergencial, poderiam usar este dinheiro para, quem sabe, oferecer um veículo aos asilos onde pessoas idosas necessitam de carinho, atenção e a mesma dignidade que os doentes. Existem, vereador, outros tantos exemplos de como empregar com decência o dinheiro público, do qual ficaria horas aqui a descrever.
As suas atitudes podem ser balizadas por isto e não pela maioria do que alguns já conhecidos edis, que tem por hábito se locupletarem para adquirir vantagens e gerar despesas desnecessárias.
Vc verá com o tempo como este poder é podre. Só espero e desejo que não faça parte disto.
Ao final, perdeu-se uma grande chance de ganhar apoio da sociedade e dos profissionais vinculados ao sistema CONFEA.
Precisamos, vereador, mais de atitudes do que discursos enfadonhos.
Att
Sérgio Gollnick

2.- Resposta do Vereador James Schroeder


Caro Colega Gert Fischer,

Acabo de chegar de uma viagem à São Paulo, onde estive desde 3ª feira a noite.

Inicialmente agradeço que tenhas manifestado tua opinião enviando a mensagem abaixo. Não esperava menos de um observador tão crítico das coisas de nossa cidade e particularmente no que se refere ao acompanhamento do mandato que me concederam.

Quanto ao meu posicionamento, quero fazer aqui algumas considerações que não foram transcritas na matéria do Jornal A Notícia do dia 28/01.

Considero que é justificável a disponibilidade de um carro para o deslocamento do Vereador e/ou seus assessores desde que no estrito interesse da coletividade. Quando servidores públicos, ou mesmo trabalhadores da iniciativa privada, tem parte importante de suas tarefas condicionadas pelo deslocamento até os munícipes (ou clientes, no caso da iniciativa privada) é aceitável para muitos que os mesmos tenham um veículo disponibilizado pela instituição ou pela empresa.

Deste ponto de vista, o carro passa a ser uma ferramenta de trabalho. Como tal, não deve ser utilizada como um bem pessoal do seu usuário. Portanto, não vejo necessidade de uso exclusivo (um carro para cada vereador), muito menos admito que se use este veículo para fins privados (levar filhos para escola, fazer compras, passear, levar o vereador de casa para o trabalho e vice-versa) ou politiqueiros (levar idosos/doentes para exames, distribuir informativos do trabalho do vereador, etc.).

Não defendo uma gastança desrespeitosa de recursos oriundos dos tributos, especialmente em tempos tão bicudos e nos quais temos inúmeras outras prioridades de aplicação desta verba. Minha opinião é que a Câmara tenha alguns veículos próprios (cerca de 8), fornecidos aos vereadores em forma de rodízio, com absoluto controle de quilometragem, devidamente identificados e com um telefone de denúncia grafado na lataria externa (para que qualquer munícipe possa fiscalizar seu uso) e que, ao final do dia, permaneçam no pátio da CVJ. Há que se moralizar o uso dos carros “oficiais”.

A margem desta discussão está o entendimento que se tem do papel do vereador. Afinal, que vereadores nós queremos? Burocratas de gabinete, imersos em suas elucubrações e desprovidos da caução que só tem quem vivencia os problemas enfrentados pelas comunidades? Consideremos que Joinville tem 1.134 km2, uma população de meio milhão de habitantes, distribuídos ao longo de 1664 km de ruas e estradas (47% delas sem pavimentação) em 41 bairros e mais de uma dezena de localidades na zona rural. Devem os vereadores se fazer presentes em todos estes lugares, numa freqüência compatível com as demandas da população? Então que tenham os instrumentos necessários ao exercício da função para qual foram eleitos.

Não encaro o exercício da vereança como “bico”. Tenho a convicção que devo empenhar 10-12 horas de trabalho por dia para dar o retorno àqueles que me elegeram. Para tanto, pedi licença sem vencimentos do serviço publico municipal. Não tenho outras rendas que prescindam do meu trabalho (empresa, alugueis, ...). Acho inclusive que os R$ 6.670,00 líquidos (descontados IRPF e INSS) que se pagam aos vereadores de Joinville é um bom salário para justificar minha total dedicação.

Entretanto, aqueles que dizem que os vereadores devem usar seus veículos particulares para o interesse publico, talvez nunca tenham calculado o custo de depreciação e de manutenção dos mesmos, particularmente se usados com a intensidade que os munícipes requerem. Ou talvez, estes patriotas e altruístas, estariam dispostos a sacrificar também outros bens do seu patrimônio familiar no exercício de uma função publica. Já fiz isto quando presidi a Fundação Municipal 25 de Julho, usando somente meu carro particular para me deslocar ao encontro dos agricultores, deixando para a equipe de técnicos aquele veículo que era reservado para o uso do Diretor Presidente. Qual foi a devolutiva deste gesto? A insinuação de que eu estaria bancando com recursos públicos esta despesa com meu carro. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Ossos do ofício, diriam alguns.

Segundo os jornais, a decisão do Presidente da CVJ em manter a licitação para o aluguel de 22 carros foi respaldada pela opinião da maioria (?) dos 10 vereadores presentes numa reunião realizada nesta 6ª feira. Não estive nesta reunião pois estava retornando de viagem, entretanto fui informado que não foi devidamente estudada a comparação dos custos entre aluguel ou aquisição/manutenção de frota própria, sendo assumida pelos presentes a hipótese de que o aluguel é mais barato, com exceção do representante da bancada do PT. Segundo palavras do Presidente da CVJ, transcritas nos jornais de hoje, aos discordantes caberá a opção de abrir mão do uso do carro, opção que deverá ser manifestada por escrito até a próxima 6ª feira.

Poderei fazer esta opção, sem prejuízo dos compromissos assumidos em campanha de trabalhar com ética, dedicação e espírito público. Certamente estarei em desvantagem operacional quando comparado com aqueles que forem beneficiados com o respaldo a decisão do aluguel. Se você e os demais, que foram responsáveis pela minha eleição, assim entenderem que desta forma estarei contribuindo para a solução dos problemas de Joinville, abrirei mão de fazer uso do veículo oficial.

Espero manifestações.

Abraço,

James Schroeder

Vereador de Joinville
1.-Texto de Gert Fischer

QUE VERGONHA. QUE INDIGNAÇÃO, QUE SAFADEZA,
1° TESTE - JÁ QUERO MEU VOTO DE VOLTA ENG. AGR. JAMES SCHROEDER
ALGUNS DOS VEREADORES DE JOINVILLE RECÉM EMPOSSADOS COMEÇAM LEGISLANDO E DECIDINDO SOBRE O IMPOSTO QUE PAGAMOS PARA BENEFICIO PROPRIO E DE SUAS CLIQUES.
FAÇA-SE JUSTIÇA PARA OS VEREADORES QUE NÃO ACEITARAM ESSA VERGONHOSA MOTRETA DA SANGRIA DOS RECURSOS DO ISS PAGO PELOS ENGENHEIROS E PROFISSIONAIS LIBERAIS PARA DEPOSITADOS NO CAIXA DA PMJ PARA GASTÁ-LO COM OS CARROS ALUGADOS EM EMPRESA QUE SE NOS PARECE SER DO PARANA.
NOVAMENTE ME APERCEBO, DEPOIS DE TANTOS TOMBOS PROMOVIDOS PELOS VEREADORES DE MINHA JOINVILLE NAS SUCESSIVAS GESTÕES DAS QUAIS TENHO MEMÓRIA, QUE MAIS UMA VEZ FOI UMA GRANDE PERDA DE TEMPO E IDEALISMO SONHADA COMO FILIADO DO PDT, PARTIDO QUE INGRESSEI EM 1984 QUANDO ME PROPUS A UMA EXPERIENCIA POLITICO-PARTIDARIA - OFERECENDO MEU NOME PARA UMA CANDIDATURA A SENATORIA FEDERAL.
NA VIDA RECENTE, CHAMADO POR RODRIGO BORNHOLDT RECÉM BANDEADO PARA O PDT, COMO O ENG. BITTENCOURT QUE SAIU DO PTB E VEIO PARA O PDT, O ENG. ROGERIO NOVAES DO PDT QUE SE BANDEOU PARA O PV, ME DISPUZ A TRABALHAR NAS MINHAS HORAS NOTURNAS, SABADOS E DOMINGOS, HORAS DE FOLGA QUE PERTENCIAM A MIM E MINHA FAMILIA PARA UM SONHO DE GOVERNO MAIS LIMPO E MAIS ÉTICO PARA OS ENGANADOS JOINVILENSES. DOEI ESSE TRABALHO CIDADÃO E VOLUNTARIO PARA TENTAR CONVENDER MEUS PARES A ARRUMAR E SANEAR O PDT DE JOINVILLE.
CONVOCADO PELO COLEGA ENG. AGR. JAMES SCHROEDER A TRABALHAR A QUESTÃO AMBIENTAL E AGRICOLA DO PARTIDO EM JOIVILLE, ELABOREI INUMEROS PROJETOS DE MORALIDADE POLITICA, ÉTICA NA POLITICA, ATITUDES LIMPAS PARA OS CANDIDATOS DO PARTIDO, MOSTRANDO A IMPORTANCIA DE SE HONRAR AS PROMESSAS PARA A CONQUISTA DOS VOTOS, TRANSPARENCIA COM O DINHEIRO, CUIDADOS COM AS COLIGAÇÕES COM OUTROS PARTIDOS PARA QUE NÃO USASSEM O PDT PARA CAMINHOS OPACOS, ETC.
ASSIM O MEU TRABALHO CIDADÃO, SEM VISAR CARGOS, FAVORES, ATENDIMENTO A ILEGALIDADES, PEDINDO APOIO PARA MONTAR FUTUROS ESQUEMAS PARA A PARTICIPAÇÃO DE LICITAÇÕES FRAUDULENTAS, ENTRE OUTRAS MARACUTAIAS QUE PRESSIONAM OS NOVOS E VELHOS VEREADORES, E VISANDO TAMBEM HONRAR O NOME DO ENTÃO ENG.CIVIL LEONEL BRIZOLA - LIDER INESQUECIVEL DO PDT, FOI DOADO PARA MONTAR UM PLANO DE GOVERNO DESCENTE, E QUE PODERIA FAZER TALVEZ - UMA PEQUENA DIFERENÇA.
NESSE CONVIVIO E TRABALHO DA CIDADANIA, SENTI NO COLEGA ENG. AGR. JAMES QUE O ELEITOR TERIA SUA ESPERANÇA DE MUDANÇAS CONCRETIZADA. TANTO ASSIM, QUE LOGO DEPOIS DE ELEITO DEU A PRIMEIRA DEMONSTRAÇÃO DE COMPROMISSO DE CAMPANHA:
DECLAROU PARA A MIDIA: COMO VEREADOR NÃO SERIA SECRETARIO MUNICIPAL. CUMPRE UMA DE SUAS PROMESSAS DE CAMPANHA. TODOS ESTAVAM ASSIM, OBSERVANDO UM VEREADOR COMPROMISSADO COM O COLETIVO DA REGIÃO DO FLORESTA EM JOINVILLE.
NOTA DEZ DADA PELO ELEITOR DE JAMES SCHROEDER.
ATÉ AI TUDO EM ORDEM HONRADO O VOTO CONQUISTADO DO ELEITOR.
MAS A PRIMEIRA GRANDE FRUSTRAÇÃO ACABA DE SE CONCRETIZAR.
COMEÇA O ARREPENDIMENTO PELAS MAIS DE 200 HORAS OFERECIDAS AO PDT, COMO O SONHO DE MUITOS POR UMA JOINVILLE MAIS ÉTICA, MAIS ORGULHOSA PERANTE O BRASIL POR ACERTOS ETICOS DE HOMENS PUBLICOS ELEITOS POR ESSE POVO TRABALHADOR E CRENTE DE JOINVILLE. O SENHO COMEÇA A FAZER ÁGUA.
MAL COMEÇAM A TRABALHAR - ALGUNS VEREADORES PROVAM PARA O BRASIL, PARA O QUE VIERAM. A APROVAÇÃO - EM REGIME SECRETO, DO ATAQUE AO CAIXA, AUTORIZANDO ALUGUEL DE CARROS, UM PARA CADA VEREADOR, UM ATAQUE INÉDITO NO BRASIL QUE VAI DAR O QUE FALAR NA MIDIA NACIONAL.
OS CARROS ALUGADOS, IRÃO COMPOROMETER UMA MONTANHA DE DINHEIRO - MAIS DE UM MILHÃO E QUINHENTOS MIL REAIS, DINHEIRO QUE SEMPRE FALTOU NOS POSTINHOS, QUE SEMPORE FALTOU NO SALARIO DOS MEDICOS DO HOSPITAL SÃO JOSE, NOS PLANTÕES 24 H, NO PROGRAMA MEDICO DA FAMILIA, QUE FARÁ FALTA NOS ESTSOQUES VILIPENDIADOS DOS MEDICAMENTOS QUE SUPERFATURADOS NAS LICITAÇÕES E GIGANTESCOS DESVIOS, A PF QUE O DIGA, O MPF QUE O CONTE PARA O POVO, E POR AI A FORA NÃO ACABAM AS MARACUTAIS QUE O POVO PAGA E SOFRE COM DESLISAMENTOS, ENCHENTES, E OUTRAS PERDAS PELOS IMPOSTOS PAGOS.
ASSISTESE AS ESPERANÇAS DO POVO BRASILEIRO SE ESVAIR NO PRIMEIRO MES DE MANDATO LEGISLATIVO E EXECUTIVO. E OS SONHOS RECOMEÇAM, PULANDO DE QUATRO EM QUATRO ANOS PARA RENOVAÇÃO DAS ESPERANÇAS POR UM BRASIL MAIS ÉTICO E MAIS HONESTO.
O ELEITOR DA MAIOR CIDADE DE SC, A QUE MAIS PAGA IMPOSTOS, ESTA MUITO ATENTO NO COMPRTAMENTO INDIVIDUAL DE CADA ELEITOR.
ESSA IMORALIDADE DOS CARROS ALUGADOS, UM ASSALTO AO CAIXA DE QUEM PAGA ISS, NÃO TEVE PRECEDENTES NOS MIAS DE 5.0O0 MUNICIPIOS BRASILEIROS.
A ATENÇÃO VEREADORES, ESTAREMOS NA COLA DE VOCES, ALGUNS FALAM EM CONTRATAR POR COTAS, UM INVESTIGADOR PARTICULAR PARA SEGUIR OS PASSOS DE DE CADA VEREADOR.
VAMOS SEGUI-LOS NOS RESTAURANTES DE LUXO E VER QUEM ESTA PAGANDO A CONTA DA LAGOSTA E DO CAMARÃO ROSA. VAMOS VER QUEM ESTA PAGANDO CARANGUEJO A R$ 5,00 A UNIDADE. VAMOS ESCUTAR DE PERTO O QUE ESTÃO FALANDO BAIXINHO NAS MESAS ESCURAS DAS MARLENES. VAMOS NOS SEMINARIOS DE VEREADORES PARA FILMAR AS ATITUDES DOS NOSSOS REPRESENTANTES PARA SABER QUE PROJETOS ESTÃO APRESENTANDO.
VAMOS FAZER PARCERIA COM O MP PERGUNTANDO COMO ACONTECEU A APROVAÇÃO DE DETERMINADAS LEI QUE PERMITIRAM A MODIFICAÇÃO NO USO DO SOLO PARA CONSTRUÇÃO DE UM CEMITÉRIO VERTICAL OU UM CREMATORIO EM AREA RESIDENCIA.
VAMOS TAMBEM TOMAR A ATITUDE CORAJOSA DO NOSSO HEROI SOLITARIO ISMAEL ALVES DOS SANTOS ADVOGADO QUE CERTAMENTE COMO OUTROS, PROTOCOLARA NA JUSTIÇA AÇÃO POPULAR PARA ANULAR ESSA QUE SERA A VERGONHA NACIONAL DO POVO DE JOINVILLE.
Meus votos de pesar para os que votaram nesses vereadores que querem sacar o nosso imposto para mordomias proprias e dos bandos que formaram.
O MPE deverá solicitar relatorios minuciosos do uso desses carros, com quilometragem percorrida, qual o objetivo da viagem, por que o carro foi para SP, para Lages, para Curitiba, por que levou um doente para São Francisco, por que leva crianças todos os dias para a escola, por que estava estacinado na Marlene as 2 horas da manha, e assim por diante.
O pagador de ISS quer saber para onde vai o imposto que lhe foi cobrado e que na "marra" teve que pagar, privando-se assim, de condições dignas de sobrevivência.
Chega gente. Vamos sair de cima do muro.
Parabéns para o ISMAEL ALVES DOS SANTOS
Meus protestos.
Gert Roland Fischer
Eng. agronomo colega do Eng. Agr. James Schroeder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...