15 de fevereiro de 2009

O Orçamento da Camara de Vereadores de Joinville


Depois de mais de 2 semanas de pesquisas e investigações, estamos tentando averiguar o valor aprovado para o orçamento da Câmara de Vereadores de Joinville, para o ano 2009 e quanto foi em 2008. O ultimo valor disponível no site da própria Câmara de Vereadores é de 2007. É um segredo a vozes que a Câmara de Vereadores tem tido sempre pouco interesse em divulgar valores, para garantir a necessária transparência e o controle da sociedade organizada.
Só para ter uma idéia o ultimo orçamento disponível no site da Câmara é o de 2007, e o jornal do município reproduzido no site é de 2006, curiosamente ilegível, de modo que a Câmara faz de conta que informa, mesmo não permitindo o acesso a informação. Depois não vai faltar assessor de comunicação que diga que esta tudo no site. Não esta. Para os nossos leitores
temos a declarar que:


Nunca vimos coisa igual. Ninguém fala, ninguém viu e ninguém escutou. Está difícil arrancar informação, mesmo das pessoas conhecidas. O valor transferido está no Orçamento do Município, que é público e não tivemos acesso até agora.

O repasse está contemplado na Constituição Federal, Estadual e Municipal, só que não fala em valor ou percentual. Mas não desistimos, estamos atras das informações. Quem conhece o blog sabe que não vamos a desistir tão rapido, Seria importante a Assessoria de Comunicação da propria Camara contribuir para a transparencia, divulgando estas informações e atualizando a informação no site da Camara.

link do site da Camara de Vereadores de Joinville
selecione LEIS, selecione LEIS GERAIS e você terá acesso ao PPA ( Plano Plurianual ) a LDO ( Lei de diretizes orçamentarias) e a LOA ( Orçamento Anual ) de 2007. voce podera fazer o download do Orçamento Anual LOA Lei 5710 - você acessará a edição em pdf do Jornal do Município de numero 655 publicado em 22 de Dezembro de 2006. Esta é a ultima informação sobre o orçamento da Câmara disponível.
Se voce conhece o numero da lei ou a data, podera chegar aos numeros deste ano pelo link LOA 2009
Este caminho não é fácil de achar, porem se consegue chegar la, poderá saber que o orçamento da Câmara de Vereadores de Joinville hoje é de mais de R$ 21 milhões de reais, cada vereador já custa mais de 1 milhão de reais por ano. Em quanto o numero de vereadores diminui o orçamento da Câmara só faz que aumentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...