1 de setembro de 2008

Verde e Qualidade de Vida


Não é de hoje que se debate a contribuição do verde a qualidade de vida das pessoas. Hoje porem esta comprovado que estar rodeado de plantas e flores melhora o nosso estado de espírito, a nossa percepção do entorno e inclusive a nossa produtividade.

Na década de 70 a NASA, identificou como uma necessidade poder utilizar plantas no interior das estações espaciais, pouco depois da conquista da lua, se vislumbrava um futuro de viagens interplanetários de longa duração e as plantas formariam parte destas viagens. As primeiras pesquisas estavam orientadas a identificar quais as plantas que melhor se adaptariam as condições extremas de um ambiente completamente artificial, a segunda fase das pesquisas tinha como objetivo identificar aquelas que alem de se desenvolver nestes ambientes, ainda contribuíam para a melhoria da qualidade do ar, retirando inclusive poluentes do ambiente.

Deste trabalho surgiram vários resultados que ainda hoje norteiam a escolha de plantas para ambientes internos, são as plantas que melhor se adaptam as condições de falta de luz, ar seco e poluição provocada pelos materiais que hoje estão presentes no interior das nossas residências e ambientes de trabalho.

O Council Plants for Clean Air, divulga estas plantas, estimula o seu uso e hoje na maioria dos ambientes internos tanto de Europa, como de Estados Unidos, são estas as plantas que dominam. Escolhidas pela sua resistência e características excepcionais.

Entre as mais conhecidas e lamentavelmente pouco utilizadas no Brasil, podemos destacar a Aglaeonema, o lírio da paz (Spatiphyllum), as dracenas (Dracaenas) e algumas palmeiras de interior.

A partir destes estudos, uma nova geração de pesquisadores, buscou provar cientificamente até que ponto as plantas e flores contribuíam de fato a melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente com relação ao lado emocional. O resultado destes estudos provou cientificamente que as plantas colocadas em ambientes internos produzem uma sensação de bem estar, ajudam a reduzir o desconforto, estimulam idéias criativas e que estes resultados não se repetem quando plantas e flores são substituídas por esculturas, fotos coloridas ou plantas artificiais.

A experiência inclusive submeteu os voluntários participantes a dor física, que foi melhor superada por aqueles que se encontravam nos ambientes que tinham plantas naturais e flores.

O resultado deste trabalho, permitiu avançar mais e buscar provar até que ponto estes resultados poderiam trazer benefícios reais e mensuráveis para a sociedade. Neste ponto pesquisadores de praticamente todos os continentes estavam voltados a realizar estas pesquisas e estudos.

Os primeiros resultados alem de confirmar os resultados anteriores, mostraram sucessos inesperados. Nos hospitais que plantas e flores foram utilizados nas salas de recuperação de pacientes de oncologia, a recuperação foi mais rápida e a sensação de dor e de desconforto diminui. O que representou alem de menor uso de analgésicos, um período de recuperação menor. Os ambientes de trabalho nos hospitais e ambulatórios que receberam plantas, melhoraram, tanto os pacientes, como os profissionais da saúde, experimentaram redução do stress, da ansiedade e houve redução sensível da agressividade, compreensível entre profissionais de áreas tão sujeitas e pressão.

Na medida que um numero maior de estudos estão sendo concluídos, é possível verificar que em ambientes de trabalho de alto nível de pressão emocional, como call centers, centros de computação, escritórios de engenharia e projetos e em geral aqueles que trabalham com computação. Não só o absenteísmo diminui, como as pequenas doenças e mal-estares laborais reduziram sensivelmente, em alguns casos com percentuais superiores as 12 %. Depois que foram colocadas plantas no ambiente de trabalho.

Em bancos e entidades financeiras a redução do absenteísmo foi superior ao 8 % e o ambiente de trabalho melhorou, reduzindo o stress e aumentando a produtividade em percentuais superiores a 10 %.

Entre os profissionais das áreas de criação e de escritórios de projetos, foi possível verificar um aumento não só na criatividade, também no numero de idéias e na qualidade das propostas apresentadas, o impacto é distinto para homens e mulheres. Para os homens aumenta o numero de idéias, no caso das mulheres é possível verificar um aumento do nível de criatividade, as suas idéias são mais criativas.

Também é possível verificar uma redução sensível da violência urbana nos bairros e cidades que tem áreas verdes, os espaços públicos cuidados e bem mantidos agregam qualidade de vida as cidades e especialmente as pessoas que nelas vivem. Os imóveis localizados em volta destas praças e parques tem uma valorização maior, que pode ir do 10 % até em alguns casos superar os 40 %.

Um meio ambiente urbano mais verde representa uma maior qualidade de vida para as pessoas e uma cidade melhor. Aumenta a produtividade no ambiente de trabalho, reduz o absenteísmo laboral e as doenças ocupacionais, melhora a recuperação de pacientes e aumenta o valor imobiliário de residências e empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...