8 de setembro de 2008

Abra o olho




Diferentemente do que escrevemos nos posts Planos de Governo e Como escolher candidato? Na medida em que mais candidatos apresentam as suas propostas e possível identificar diferenças. Não todos os planos de governo são iguais. Existe por tanto uma luz no fim do túnel e não é a de um outro trem vindo na direção contraria como poderia parecer.
Entre os planos de governo apresentados a comunidade joinvilense, até hoje, é possível identificar agora dois modelos, ou melhor dizendo duas linhas de raciocínio.
A primeira, mais convencional, converte uma lista de promessas, mais ou menos difíceis e improváveis de ser cumpridas, num suposto plano de governo, sem apresentar nem conceitos de gestão, nem evidenciar uma visão sistémica da cidade.
A segunda mais conceitual, propõe uma nova abordagem da cidade, destaca a busca da sinergia e cria uma visão da cidade mais moderna e abrangente. Uma abordagem que muda a forma de olhar Joinville e os joinvilenses.
Ainda falta analisar as propostas de alguns candidatos, que não apresentaram uma proposta coerente de trabalho.
É importante ver que tem, sim, propostas distintas e que delas, surgem ideias diferentes sobre a cidade e principalmente sobre as pessoas que nela moram e como sería possível governar a partir da aplicação de princípios de respeito, participação e cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...