27 de setembro de 2008

Transito, sempre o transito

Com a Conurb como órgão municipal de Transito, Joinville adquiriu o direito e a responsabilidade de gerenciar o transito.

Numa única semana, três mulheres foram assassinadas pela imprudência de motoristas. Nos três casos elas se encontravam na calçada. Não só as ruas são verdadeiras armadilhas para os pedestres e os ciclistas, agora tampouco as calçadas oferecem segurança.

No caso das ruas, a falta de pintura horizontal, de faixas de pedestres, da manutenção das poucas, que ainda existem e principalmente o péssimo estado do asfalto e a ausência de calçadas na maioria das ruas representam um perigo inaceitável.

Cabe a sociedade cobrar a responsabilidade das autoridades, pela sua omissão.

Temos que dar um BASTA, Ninguém da Prefeitura, da Conurb ou do IPPUJ, parece se dar por inteirado, como se o problema não fosse deles. Todos fazem de conta que não acontece nada.
Este é um tema muito grave, resultado da impunidade, da falta de fiscalização, da omissão.
É o momento do prefeito ter uma postura enérgica, de cumprir e fazer cumprir a lei.
É o momento de ser enfático e tomar medidas imediatas.É preciso ser muito duro.

Ao mesmo tempo, esta claro que hoje, a Guarda Municipal esta longe de estar a altura das suas responsabilidades. Não tem o respeito da população, porque não inspira respeito. É o reflexo do tipo de administração que temos. Frouxa, omissa e irresponsável.
Se por um lado, aumentamos a velocidade dos ônibus e dos demais veículos e não oferecemos condições de segurança nas ruas, estamos criando as condições para ter uma carnificina ainda maior no futuro próximo.
O numero de mortes entre pedestres e ciclistas têm aumentado vertiginosamente, alguns técnicos, de fora dos quadros da prefeitura municipal, já alertaram antes que acontecesse que estaríamos correndo um grave risco. Precisamos nos perguntar por quê? O problema é só dos motoristas, ou o poder publico também é responsável? As ruas esburacadas, as obras mal feitas, as intervenções sem planejamento, aumentam a segurança ou contribuem para aumentar ainda mais a situação caótica que enfrentamos?

Quem deve ser responsabilizado? Ou não alcançamos ainda um numero suficiente de mortes? Quantas mais serão ainda necessárias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...