20 de setembro de 2008

Promessômetro

O jornal A Noticia inovou e levou. A idéia de listar todas as promessas que os candidatos fazem durante a campanha é muito boa.
Melhor que aqueles livrinhos que foram distribuídos aos milhares em eleições anteriores, e que serviram para que o eleitor pudesse verificar tudo o que foi prometido e NÃO foi cumprido. Agora depois que o Jornal levantou a lebre, o que o eleitor deve fazer? É uma boa pergunta.
Primeiro temos que diferenciar entre as promessas e as PROMESSAS, as primeiras se referem a todo aquilo que faz parte hoje das atividades rotineiras da prefeitura, aquilo que este incluído no orçamento do ano que vem, em outras palavras as obviedades. Por exemplo, se um candidato promete distribuir calcário para os agricultores, ele esta só dizendo obviedades, este é um programa do governo do estado que acontece em Santa Catarina e que deverá ter seqüência, independentemente de quem seja o candidato eleito. No mesmo grupo das obviedades estaria incluída a promessa de asfaltar todas as ruas por aonde passa ônibus, esta acontecendo e tem recursos específicos para isto. Prometer que implantara os parques que estão em andamento, é por tanto ridículo. Deveria ser noticiado sim o candidato que deixasse de dar continuidade a estes programas que cito a titulo de exemplo.
As outras promessas, que o eleitor precisa acompanhar com atenção são aquelas que marcam, as que definem o modelo de gestão que o candidato propõe implantar a partir de Janeiro. Aquelas em definitiva que são as que podem mudar a forma de gerir a cidade e a forma do poder publico se relacionar com o cidadão. Por exemplo, manter ou não o turno único na prefeitura, cobrar ou não pela negativa de debito dos impostos municipais, são ações que dependem exclusivamente de uma canetada, de uma decisão do prefeito. Em outras palavras se ele quer ele faz, hoje o prefeito não faz porque não quer. É bem simples. São estas as promessas em que o eleitor deve se concentrar, porque não dependem de recursos de fora do orçamento e o seu cumprimento, não dependerá de escusas e justificativas esfarrapadas.
As outras PROMESSAS deveriam ser registradas, classificadas e avaliadas e ao final da campanha independentemente de quem seja eleito, deveriam ser publicadas num caderno especial do jornal, pôr na seção de humor. Porque é evidente que são irrealizáveis, que não dependem do orçamento ou da capacidade administrativa do executivo municipal e que por tanto são promessas feitas para não serem cumpridas. Devem ser encaradas como promessas de campanha e incluídas no mundo fantástico do imaginário. Como mostra: Construir um hospital na zona Sul, se nem o materno infantil esta concluído e o regional esta com capacidade ociosa, sem falar no Orestes Guimaraes, para que propor outro? Aumentar a cobertura do tratamento de esgoto para 50%. Em quatro anos? Não me faça rir. Implantar GPS e piso baixo nos ônibus, faltou quem sabe incluir o ar condicionado. Apoio financeiro à Polícia Militar de Joinville para a compra de equipamentos, armamento, munição, viaturas e combustível. Com esta proposta Joinville será ainda mais penalizada, alem dos impostos que o Joinvilense paga e da parte correspondente a arrecadação das multas de transito, que servem para custear a Policia Militar, ainda vai aumentar o custo assumindo atribuições e responsabilidades que são do estado. Não damos conta de fazer o que é a obrigação do município e ainda vamos assumir as responsabilidades do estado. Construir, em parceria com a iniciativa privada, um grande centro de distribuição de cargas junto à BR-101, até crianças menores sabem que não é função do governo municipal construir em parceria com a iniciativa privada, deve ser a iniciativa privada quem faça e a prefeitura poderá incentivar, com políticas publicas de apoio a determinada atividade. Se a iniciativa privada quer é precisa é ela quem deverá fazer. Construção da terceira faixa e das marginais da BR-101, a pesar que a obra possa ser necessária, não é de competência da prefeitura e nem esta prevista no contrato de privatição de BR-101, é uma promessa vazia.
Encolhemos só algumas, claro que tem muitas mais. Faça a sua parte visite o site do jornal A Noticia vai a promessômetro e leia com atenção, organize as promessas dos candidatos por categorias, avalie se são possíveis de cumprir. E vote com responsabilidade.

* em negrito, promessas reais, escolhidas aleatoriamente no promessômetro do Jornal A Noticia, voce tambem pode escolher as suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...