23 de setembro de 2008

Matemáticas


Por conta de um comentário no post As Promessas da Campanha que poderia perfeitamente complementar o post Promessômetro ficou muito claro que são poucos os que tem uma noção básica de matemáticas, em outras palavras, que conseguem fazer contas, mesmo as mais elementares. E estou incluindo peixe graúdo nesta historia. Para facilitar a compreensão aqui tem um texto que mostra a quantas estamos.
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos, enquanto o gerente tentava explicar a ela que aparentemente continuava sem entender.


Para que seja mais fácil de acompanhar esta historia e entender porque cada vez, mais gente tem mais dificuldade para entender contas simples e por tanto discernir entre as propostas que os candidatos apresentam, tem um resumo simples da evolução do ensino das matemáticas

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é
o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$
80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa,
que indica o lucro:
( ) R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( ) SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2010:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo é
de R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Se você souber ler, coloque um X ao lado
do R$ 20,00.
( ) R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00

E você, de que geração é? Como estão as suas contas?

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