Alem do programa eleitoral gratuito em radio e televisão, este ano contamos com uma inusitada cobertura mediatica, tanto os jornais, como as rádios e as emissoras de televisão tem dedicado e estão dedicando um espaço nunca antes visto.
As ultimas eleições municipais não permitiram uma troca de idéias e de propostas, como a que estamos tendo a oportunidade de viver nestas eleições. Os candidatos precisam se expor mais, apresentar idéias, propostas, argumentar e contra argumentar, de uma forma que antes não se fez necessário.
O jingle, as meninas uniformizadas, os cartazes e material publicitário, foram suficientes, nas campanhas anteriores para definir o voto. Desta vez o eleitor esta mais atento, sabe o custo de uma decisão errada.
A vida privada dos candidatos são expostas a luz do sol, os seus bens divulgados, as suas idéias publicadas e as suas contas de campanha são analisadas com olhar critico.
Quantas mais informações e maior transparência no processo eleitoral ganham todos e o que é mais interessante, aumentam os níveis de incerteza, passamos a ter mais duvidas.
Será que este é o melhor candidato? E para vereador, quem?
É neste momento que os amigos entram em ação, passamos a escutar as opiniões dos nossos amigos, questionamos as suas opiniões, trocamos idéias sobre cada uma das alternativas colocadas sobre a mesa.
Este tem um passado pouco recomendável, o outro não prestou contas direito na ultima eleição, aquele tem um processo correndo contra ele na justiça, será que é o melhor nome para ser nosso prefeito? E aquele outro? Não conhece a cidade, ou não tem experiência. Ficamos com mais duvidas das que tínhamos antes. E ao perguntar de novo, as respostas são: este é o melhor, aquele é o meu candidato, este sempre trabalhou pela cidade, o outro conhece bem os problemas e tem as soluções. Vamos ficando cada vez mais confusos. Precisamos conhecer melhor, ter a certeza de que o nosso voto será dado ao melhor candidato.
A data fatídica vai se aproximando e a campanha esta aqui, bate na nossa porta.
Vamos votar com consciência, com seriedade e escolher o melhor candidato. Vamos escutar os nossos amigos, trocar idéias e levar o debate para o seio das nossas famílias e lares, porque o nosso futuro esta em jogo e quatro anos são muito tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário