17 de setembro de 2008

Fazendo Arte nas Calçadas

Recebemos do Arquiteto Arno Kumlehn, tradicional colaborador deste blog a sugestão de dar continuidade a seção Projeto (Fazendo) Arte na Calçada, iniciada em Março de 2008 e que já tinha chegado a sua V edição. Para os que chegam agora ao blog, recomendamos visitar os posts:

Projeto (fazendo) Arte na Calçada

Projeto (fazendo) Arte na Calçada II

Projeto (fazendo) Arte na Calçada III

Projeto (fazendo) Arte na Calçada IV

Projeto (fazendo) Arte na Calçada V

Como este blog é um espaço plural, democrático e participativo, algo que a nossa administração municipal não deve ter a menor noção do que possa vir a ser aceitamos com prazer o desafio de criar e manter um espaço aberto a contribuição de todos, para promover a cultura e a arte. Dando as condições para que Joinville seja uma cidade mais prospera e culta. As imagens enviadas, foram encaminhadas a nossa equipe multi disciplinar de críticos e nos próximos dias estarão postadas aqui no blog.

Acrescentamos ainda um link direto, com os post do Projeto (Fazendo) Arte na Calçada, para que os leitores possam acompanhar esta seção que ganha agora mais destaque e esta aberta a receber as suas contribuições e sugestões. Envie a sua foto. A nossa equipe fará o trabalho técnico.

Ainda para completar o texto do Arno ( em azul e itálico) uma frase: "Crescer é ficar grande. Desenvolver é ficar melhor."


Jordi,

Estou com saudades do FAZENDO ARTE NAS CALÇADAS e com olhos lacrimejantes pela beleza das imagens que encontrei no cotidiano da nossa “progressista”, e desenvolvida cidade, remeto a você para que faça delas bom uso. Como sugestão, você poderia criar no seu blog um apêndice continuado para que nós e outros pudéssemos contribuir na forma do ver a cidade. Para que o olhar produzisse alguma reação, quem sabe uma ação. Ao que parece a nossa visão esta sempre anestesiada por outras coisas, entre elas a contradição que nos impõe o espaço publico, de ao mesmo tempo pertencer a todos e a ninguém. Como será que poderíamos tentar resolver este e outros dilemas?

Acredito que devamos incorporar ao projeto do espaço urbano modelos que possam produzir reações onde o morador/usuário/cidadão se sinta inclinado a participar e a expandir sua área de influencia alem dos portões de seu espaço de uso. Ao que parece estamos tomando como ponto de partida o fato de que alem do nosso muro existe um mundo hostil onde somos sempre ameaçados. Vermos e pensarmos assim a cidade indica que o planejamento urbano falhou. Atualmente podemos sugerir algumas de suas causas: aumento e velocidade do trafego motorizado e suas prioridades, anulação da rua como espaço comunitário, densidade de ocupação reduzida, falha na organização espacial, individualismo, o gabarito das edificações que afastou o usuário da rua acabaram gerando a cidade que hoje usamos.

Será que poderíamos sugerir de forma utópica a rua de encontro, onde os moradores tivessem algo em comum, onde apenas a qualificação do espaço residual (calçadas e ruas) fosse essa meta, ou será que o progresso e o desenvolvimento vão cada vez mais afastando os interesses e afinidades. Acredito, como já mencionei em outros textos, nos devemos mudar o verbo, substituir o desenvolver, que sugere crescimento que pode ser de qualquer forma, pelo prosperar que indica êxito ou melhora, que quando pensado para cidade indica um ganho de todos.

Arno Kumlehn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...