Este blog cresce com as contribuições dos seus leitores, esta noticia foi enviada por um dos nossos leitores fieis e em ano de eleições para a Câmara de Vereadores, lançamos um desafio:
Qual é a eficiência da nossa Câmara de vereadores, hoje com mais de 300 funcionários e consumindo um percentual fixo dos R$ 1 Bi e 400 Mi, do orçamento do município.
Quem se habilita a apresentar os dados da produtividade dos nossos nobres vereadores?
Em Joinville não há um levantamento, mas não deve ser melhor...
93% dos projetos de vereadores do Rio são banais
Entre 2005 e 2008, os 50 vereadores que compõem a Câmara Municipal do Rio apresentaram 2.978 projetos. Aprovaram-se 1.572.
Desse total, apenas 209 (7%) trataram de temas com alguma relevâncias para a vida dos cariocas ou para o funcionamento da prefeitura.
O resto (93%) compõe um lote de projetos que foram ao arquivo ou, quando aprovados, não tiveram a menor relevância.
Não menos que 1.612 projetos formulados por vereadores cariocas propunham coisas tão banais quanto o batismo ou rebatismo de logradouros, fixação de datas comemorativas, homenagens a pessoas ou entidades etc.
Deve-se a análise dos projetos à Transparência Brasil. A entidade já divulgara estudo semelhante sobre a produção legislativa de São Paulo. Ali, verificou-se que a taxa de irrelevância dos projetos é de 91%.
A lista dos projetos que recheiam os arquivos da Câmara de Vereadores do Rio está disponível aqui.
Fonte: Blog do Josias de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário