18 de setembro de 2008

Criticas e Críticos


A facilidade ou dificuldade em lidar com as criticas e os críticos, mostra muito sobre nós. Claro que há criticas e criticas. Neste espaço só tem lugar as criticas construtivas, aquelas que tem como objetivo identificar pontos e aspectos que podem melhorar e ainda mostrar caminhos, indicar alternativas. São criticas sensatas, estruturadas e estimuladoras do debate.
Há uma tendência a desacreditar, crucificar e queimar em praça publica a quaisquer um que ouse pensar diferente. Não só aquele que possa discordar, muitas vezes, o alvo da ira é aquele que não nos elogie da forma que achamos que merecemos.
Só a maturidade e a sabedoria, ajudam a receber as criticas como o que são. Como pontos a melhorar, como caminhos a seguir, como contribuições que quando bem aproveitadas nós permitem prosperar como indivíduos e sociedade.
A nossa cultura, não estimula a formação critica, não cultuamos a duvida, nem o pensar diferente, o pensamento discordante, aquele que estimula o debate e serve para desenvolver argumentos mais fortes e convincentes, ou para semear a duvida e nós permitir propor novas ideias e outras opiniões.
Estamos construindo uma sociedade de servilões por um lado e de déspotas iluminados pelo outro. Uma sociedade que marginaliza aqueles que pensam diferente da multidão e pune de forma inquisitorial aos que ousam expor publicamente as suas opiniões.

Acrescentamos um texto escrito na década de 60, que permanece atual.

"A crítica sensata traz em si o poder sublime de construir, de impulsionar para frente, no caminho certo, todas as ideias, todos os atos humanos.
É preciso,porém que esta crítica seja sensata e franca, que não se oculte em esquinas escuras, a espera de um momento de distração, para atacar. Não: Ë preciso que seja precisa, de frente para a luz do dia, para para que possa guardar em si o seu sentido verdadeiro, mostra a todos a sua sinceridade e sensatez e sua razão de ser. Só assim, a crítica constrói. A sensatez da crítica, porém, está apoiada, sobre tudo, na sinceridade, no critério e na intenção do crítico em mostrar os erros que realmente existiam - pelo menos para ele - pois todos nós podemos errar - é humano. Ressentimento pessoal algum deverá entrar em linha de conta, pois qualquer emoção, boa ou má, como o amor e a amizade, o rancor e a antipatia, tingirá de mentira destruirá o valor da verdadeira crítica - da crítica construtiva, da crítica sensata."

Magno Matheus Da Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...