24 de setembro de 2008

Do blog de Guto Cassiano

Imprensa e Autoritarismo....

Eu não quero liberdade de imprensa para falar bem, quero liberdade pra falar a verdade. Quando as pessoas não falarem a verdade, o povo fará seu julgamento.
Lula

Joinville tinha até faz pouco tempo um único jornal, agora com mais concorrência, existe um espaço maior e mais amplo, para que opiniões, mesmo que divergentes, possam ser apresentadas. Chama porem a atenção, um certo alinhamento de setores da midia, tanto escrita, como especialmente no radio, com o que se chama em politica a situação. Se por uma lado é compreensível, que exista este tipo de relacionamento promiscuo, entre midia e poder. Também é verdade que o grande perdedor é o leitor, o ouvinte, o telespectador.
A defesa intransigente do direito a liberdade de expressão, deve ser encarada como um pilar da democracia. Não só a nível federal, mas especialmente a nível local, quando as pressões são muito mais intensas e direcionadas.
Quaisquer intervenção do poder publico, para manipular ou censurar a liberdade de expressão deve ser vista como uma ameaça perigosa a direitos garantidos na constituição.
Em alguns casos jornais e programas de radio e televisão, parecem a voz oficial do governo municipal,ou o que é pior do governante municipal. Perdendo com isto a isenção e a credibilidade que faz dos jornalistas profissionais respeitados e valorizados pela sociedade.


2 comentários:

  1. Jordi, e dentro desse espaço maior e mais amplo que citaste, além das mídias impressas, hoje temos essa ferramenta poderosíssima que são os Blogs! Estes estão para a imprensa dominante assim como os selos de música independente e gravadoras alternativas estão para às grandes gravadoras!
    Ainda que -por enquanto- não chegue à grande parte da população, como o rádio,a TV ou o jornal, permite que todos possam expressar sua opinião.
    Grande abraço! Gostei muito da ilustração! Miguel.

    ResponderExcluir
  2. Puxa é verdade, mesmo que os blogs sejam ainda ferramentas de uso restrito a poucos.
    Aos poucos os blogs est~cao se consolidando como ferramentas de formaçào de opinião.
    Cada vez tem mais gente ligada em blogs, escrevendo e postando em blogs.
    Por outro lado são ferramentas democraticas e participativas, muito poderosas e cada vez mais divulgadas.
    Obrigado pela dica. Valeu!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...