4 de setembro de 2008

Como escolher candidato? (*)




Não tenho a menor pretensão de ter uma receita, que possa servir para ajudar a escolher o melhor candidato. Escolher a partir do programa dos partidos é ainda mais difícil. Para mim é impossível.
Então, aproveitando que a maioria dos candidatos já começou a divulgar os seus programas de governo, dediquei um tempo a analisar cada uma das propostas apresentadas.
Para minha surpresa, não consegui identificar grandes diferenças, nas propostas que estão hoje na rua. Imagino que esta similitude entre as propostas possa se dever a dois motivos.
O primeiro implica em admitir, os planos de governo são elaborados por equipes de profissionais altamente treinados e capacitados, que alem de utilizar como base, todos os pontos não cumpridos nos planos anteriores, ainda inclui todos aqueles temas e propostas que o eleitor quer ouvir, mesmo que todos, tanto os eleitores, como especialmente os candidatos saibam que nada disto será cumprido. Este ponto é importante para não caracterizar nenhum tipo de engano. O eleitor sabe que não serão cumpridos e o candidato caso seja eleito, não tem compromisso com o cumprimento, na linha do me engana que eu gosto.
O segundo, leva a conclusão, que não existe nenhuma diferencia entre as propostas e por tanto tampouco entre os candidatos, sendo que cada um representa mais do mesmo.
Neste caso o eleitor que de verdade queira votar com responsabilidade, deverá escolher entre as propostas apresentadas, aquela que com maior clareza esteja voltada ao cidadão, aquela que se proponha a realizar as coisas que precisam ser feitas, aquilo que Joinville precisa, e faze-lo de uma forma simples, direta e com os recursos de que a cidade dispõe. Aquele que utilize os princípios básicos da administração, que são nunca gastar mais do que se tem. Gastar bem.
Chama a atenção que tenha candidato defendo que fará obras com o que se economizará só na compra de remédios. O mais curioso é que nem o candidato da situação, não tenha questionado esta informação, será que se gasta tanto e tão mal? que dá para fazer obras importantes com a economia na compra de remédios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...