15 de novembro de 2009

Novo Icone

Novo Icone


Finalmente Joinville ganha um novo ícone. O posto de atenção turística, localizado no entroncamento entre a BR 101 e a rua Otokar Doerfehl. A Promotur consegue com um projeto brilhante dar a Joinville um novo referencial urbano e turistico. O projeto de Joinville é tão bom, que é seguido por cidades próximas, como Brusque, que lançou recentemente um projeto nacional de arquitetura em parceria com o IAB, para elaborar dois porticos que sejam referencia nacional. Nada porem que possa ofuscar o brilhantismo e a inovação da iniciativa joinvilense.


O projeto parece saído de um concurso, realizado entre jovens académicos dos primeiros semestres de arquitetura. Pela sua criatividade e traço firme, a proposta faz esquecer rapidamente o pórtico cafona, que dezenas de milhares de turistas insistem em fotografar todos os anos. É possível imaginar que a partir de agora o eixo de interesse mudara radicalmente para o novo posto e facilmente o conjunto formado pelo portico da rua XV e o Moinho perderão todo o interesse e cairão no esquecimento dos turistas. Milhares, dezenas de milhares de novos turistas levarão em suas imagens e nos seus corações, esta linda imagem catarinense. Única e irrepetivel.


O projeto consegue reunir num único volume, toda a simbologia das origens da cidade, fazendo uma leitura ousada do enxaimel tradicional, ao mesmo tempo que consegue unir numa só proposta as referencias a suíços, prussianos, dinamarqueses, suecos, italianos e todas as etnias, identidades e culturas que compõem a Joinville atual. O uso de materiais de alta qualidade e o delicado trabalho artesanal da construção evidenciam o cuidado do projeto e o esmero e detalhamento delicado do projeto.


O fato que o novo ícone apresente o seu visual mais ousado desde a BR-101, mesmo que dificilmente possa ser visto desde aquele ângulo e que passe despercebido pelos que transitam pela rua Otokar Doerfehl, em nada desmerece a proposta de criar um novo referencial urbano que emocione e surprenda a turistas e visitantes. O objetivo de construir uma imagem única de Joinville que identifique a esta bela cidade e evidencie as suas características particulares e próprias, foi alcançado, ninguém poderá esquecer este projeto.


Destaque especial para os lindos canteiros de flores e para o cuidado do entorno. Joinville ganha um novo ícone, e passa a contar com um marco urbano de importância similar a Rua das Palmeiras, as construções de Enxaimel, a Casa Kruguer ou ao visual deslumbrante do mirante do Boa Vista. Joinville esta de parabéns e quem só enxergue, nesta obra prima, uma meia água, de qualidade mediana, precisa urgentemente visitar o oftalmologista e colocar os óculos, para ver a vida de cor de rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...