13 de novembro de 2009

Nova Lingua


Nova Lingua

Em seu 1984, George Orwell criou a Nova Lingua, a forma que o governo do Grande Irmão, o original, não o da Televisão, utilizava para se comunicar com a população, a Nova Língua, permitia dizer as mesmas coisas, utilizando outras palavras e expressões, o que levava as pessoas a não perceber o verdadeiro significado das coisas e ajudava a criar um mundo ideal, formado por desinformados e ilusos.

Em tempos modernos o politicamente correto tem conferido um novo significado a Nova Língua orwelliana e os eufemismos tomam conta do nosso quotidiano, afro descendentes, ou portadores de necessidades especiais, são alguns dos neologismos que estamos incorporando ao nosso dia a dia, para denominar o que anteriormente tinha outro nome ou denominação.

Agora a Fundema, contribui com esta Nova Língua, criando o termo “Substituição Gradual”, para se referir ao corte das Figueiras da Beira rio. Na realidade quanto mais desenvolvemos a Nova Língua e mais vocábulos incorporamos, mais próximos estamos do galimatias em que se converteu a Língua Geral, mistura de dialetos indígenas, que prosperou neste pais em outras épocas e que acabou sendo substituída pelo português.

O português originalmente, tinha como base, chamar as coisas pelo seu nome, o que fazia que as pessoas pudessem se comunicar de uma forma singela e compreensível a todos. Cortar era cortar, branco era branco e preto era preto. Agora as mesmas coisas podem ter nomes diferentes o que faz que a compreensão, possa ser muito diferente para uns e outros. Como quando se confunde o lançamento da licitação com a inauguração, ou a inauguração da obra, com a entrega de mesma concluída e equipada, para que possa servir a população. O que só serve para aumentar a balbúrdia e a confusão e induz ao engano

Uma pena, porque não tem nada mais pratico que chamar ao pão, pão e ao queijo, queijo. Mas parece pouco adequado nos dias de hoje, em que preferimos utilizar sinônimos para ocultar as nossas reais intenções.

Publicado no Jornal A Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...