17 de novembro de 2009

Anel Viario (Versão Publicada pelo Jornal A Noticia)

Anel viário, por Jordi Castan*

Em entrevista ao jornalista Claudio Loetz, em “AN”, o presidente da Acij, Carlos Schneider, sugere a construção de um anel viário para resolver os problemas do trânsito. A proposta serve também para questionar o projeto de um eixão Norte-Sul. O bom senso recomenda que a ideia deve ser vista com ceticismo, porque foi concebida de forma apressada, nos estertores da administração municipal passada e mais direcionada a criar um fato político na campanha eleitoral do que a ser uma alternativa viável.

O projeto, que nunca parece ter superado a fase de um desvario, é caro, exige pesadas obras de infraestrutura e quase com certeza não sairá do papel. E se o fizer, será parcialmente, acrescentando uma às dezenas de obras incompletas ou parcialmente executadas. Os seus principais erros são o de não resolver as necessárias ligações Leste-Oeste e desconsiderar o modelo de uma cidade policêntrica, que precisa fluir sem passar obrigatoriamente pelo Centro.

Schneider é qualificado para opinar sobre o tema, apesar de não ser um especialista em urbanismo, pois é uma pessoa viajada. Viajar lhe permite adquirir uma perspectiva diferente da cidade, dos problemas e das possíveis soluções. Ao ver a cidade com outro olhar, passa a propor alternativas que não sejam as pautadas pelo imediatismo político e pela mediocridade possível.

É alguém que pensa e que faz do pensar um hábito. Que planeja a médio e longo prazo. Que toma decisões que definirão o futuro de milhares de pessoas. Esta forma de agir confronta com a unicidade de pensamento e com a falta de criatividade, que têm traçado o destino de Joinville há tempos. Se por um lado a opinião contrasta com projetos que repousam nas gavetas da Prefeitura, por outro exigirá dele e da Acij posições e atitudes mais firmes.

O episódio lembra aquele rei da Idade Média que, querendo confrontar o conhecimento dos sábios do reino, perguntou: Aonde está o centro do mundo? Um jovem discípulo respondeu: “O exato lugar que sua majestade ocupa. Porque sendo o mundo redondo, todos os pontos estão equidistantes”. Frente aos que enxergam um mundo plano, é bom escutar que o mundo é redondo, como a proposta do anel viário.

Este texto. editado pelo jornal, difere sensivelmente do texto original enviado para publicação. O jornal entendeu que esta versão seria melhor. O leitor do blog pode comparar as duas versões e tirar as suas conclusões.
Algumas vezes pro motivos tecnicos, de espaço ou de compreensão os textos publicados nos jornais são editados. Ao editar, pode acontecer que o sentido de determinadas frases seja alterado. Outras vezes o texto melhora sensivelmente.
Como dizem os italianos: "Tradutore, traditore"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...