25 de novembro de 2009

A Gaiola dos Macacos (*)


Democracia é a arte de, da gaiola dos macacos, gerir o circo.


A Gaiola dos Macacos

É conhecida a experiência desenvolvida a partir de um estudo sobre o comportamento de um grupo de macacos colocados numa gaiola. No meio da gaiola e a certa altura se colocou um cacho de banana. E se disponibilizaram algumas caixas, que se empilhadas permitiriam a um macaco ou a um grupo deles alcançar as bananas.

Um dos macacos tomou a iniciativa de empilhando as caixas alcançar o cacho. Quando conseguiu, um potente jato de água foi lançado sobre todo o grupo. E sucessivamente foi repetida experiência, até que os macacos foram desestimulados a tentar alcançar o cacho.

Quando finalmente não houve novas iniciativas, um dos macacos da gaiola foi substituído por um novo macaco, que sem conhecer a experiência, tomou a iniciativa de tentar alcançar o cacho, sendo desestimulado a faze-lo pelos demais macacos. A experiência foi repetida até que todos os macacos que compunham o grupo inicial foram substituídos por um novo grupo de macacos que nunca tinha vivido a experiência de receber o jato de água. Porem que de modo condicionado e estimulados pelos outros, desistiram de tentar alcançar o apetitoso cacho de bananas maduras.

Nas gaiolas de macacos que temos por aqui, são também os macacos mais experientes, que assumem o papel de instruir os novos sagüis, que entram na gaiola, sobre o que pode, o que deve e o que não deve ser feito. O curioso é que os novos sagüis superam rapidamente as técnicas, criatividade e habilidades dos macacos mais experientes. As macaquices dos novos sagüis superam em muito o imaginado pelos lideres do bando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...