12 de novembro de 2009

Ignorancia Adolescente

Ignorancia Adolescente


Joinville com seus pouco mais de 150 anos é uma cidade jovem, adolescente, se comparada a cidades milenares da Europa ou da Ásia. Devemos por tanto relevar o desconhecimento em muitos dos temas referentes a gestão e desenvolvimento urbano, justificáveis pela nossa ignorância pueril.


Cada vez mais é perceptível a falta de conhecimento dos temas referentes, por exemplo a arborização urbana, para citar um exemplo recente. O plantio da maioria das arvores de Joinville se realizou a pouco menos de 25 anos, na gestão do prefeito Freitag. Na única iniciativa destacável nesta área. Daquela época até hoje, pouco tem se feito, nem manutenção tem sido dada as arvores, que crescem ao leu, sem cuidado e sem atenção.


As diferenças entre o desenvolvimento das arvores no seu estado natural em bosques e florestas e nas ruas e calçadas das cidades, gerou uma nova área de conhecimento, a arborização urbana, que requer especialização. Aqui as áreas de competência desenvolvidas ate agora estão no campo do corte e do abate, com ênfase na indolência.


Ao propor como alternativas para substituir as Figueiras da Beira rio, tanto as aroeiras como os ingazeiros, avançamos e nos propomos com ignorância juvenil a cometer novos erros, pois nenhuma das duas propostas é adequada para arborização urbana, no caso das aroeiras é conhecida a necessidade de podas constantes, para adaptar o seu porte arbustivo e com crescimento vigoroso de galhos as características que se esperam de uma arvore na cidade, alem da alergia que as suas folhas representam para as pessoas. Os ingazeiros pela baixa durabilidade da sua madeira, não são recomendados para paisagismo.


Ao priorizar a implantação de espécies que atraiam pássaros, ignoramos a oferta praticamente inesgotável de alimento que representa o morro do Boa Vista, localizado a poucos metros da Beira rio e desdenhamos arvores de qualidades superiores, pela durabilidade da sua madeira, pela beleza das suas flores e pela sua manutenção reduzida.


A riqueza da flora brasileira garante um leque de alternativas melhores, mais adequadas e inclusive recomendadas por especialistas em arborização urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...