25 de novembro de 2009

O ensinamento de uma escola

O CURIOSO CASO DO COLÉGIO MACHADO DE ASSIS

O Colégio esta localizado na quadra formada pelas ruas Herval D’oeste, Saudades, Guaramirim e Canoinhas, no bairro Saguaçú em Joinville e representa um caso interessante de conflito de interesse. O que começou como uma pré-escola foi aos poucos crescendo e ao crescer passou a estar em desacordo com a lei, não com uma lei, mas com varias, tanto é que consegue acumular uma boa quantidade de notificações e multas dos mais variados órgãos da fiscalização da Prefeitura Municipal.

O problema que a escola vive, não é diferente do que muitos empreendedores experimentam, ao começar a crescer, o que era uma pequena oficina de fundo de quintal, permitida pela benevolência dos vizinhos, acaba se convertendo num problema, o barulho das maquinas e dos equipamentos, os caminhões e inclusive carretas trazendo matérias primas e levando produtos manufaturados, não são compatíveis com a tranqüilidade e o sossego que se deseja numa área residencial. O filhote de cachorro cresceu até um ponto que não cabe mais no apartamento. O que fazer?

A escola em questão enfrenta um problema adicional, como pode ser referencia de ensino e de valores morais e cívicos uma instituição de ensino que desrespeita sistematicamente a lei, que incomoda os vizinhos, que gera um volume de trafego incompatível com o zoneamento, que constrói sem respeitar os recuos e taxas de ocupação a que os vizinhos se vêem obrigado. Que tipo de ensinamento esperar de uma instituição de ensino que fazendo ouvidos moucos aos insistentes avisos e notificações, se empenha em querer modificar a lei para o seu beneficio próprio.

Alterar pontualmente a lei, exclusivamente para beneficiar uma escola, alem de uma burla aos cidadãos que a respeitam e a cumprem, representaria uma anistia injusta das multas que a escola acumula. Ainda mais lamentável, que legisladores municipais trocam votos de projetos de lei conforme a conveniência de uns e outros, que interesses menores e picuinhas paroquiais passam a servir de guia, para os nossos nobres vereadores.

Joinville era ate bonita em sua colcha de retalhos, que por conta das modificações perderá seus fios, ficando apenas com os retalhos. Uma cidade em que as mudanças pontuais onde não são pesadas as conseqüências têm nome e sobrenome

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...