28 de novembro de 2009

Os nossos vereadores

O vereador Lauro Kalfels, fez duas afirmações (publicadas pelo jornalista Jefferson Saavedra no Portal do jornal A Noticia) que merecem uma analise detalhada e criteriosa: Em azul os textos publicados no jornal, em vermelho os comentários do blog.

O vereador Lauro Kalfels, presidente da Comissão de Legislação, considera legítima a participação do Conselho da Cidade. “Mas os vereadores não vão se submeter e vamos votar. Se o prefeito quiser, que vete, vamos discutir”,

O vereador confunde as sugestões, as propostas e os anseios da sociedade com imposições. Em nenhum momento poderia ser considerado uma submissão por parte dos vereadores, se atendessem a solicitação do Conselho da Cidade, que pede que consolidem as leis, porem que se abstenham das alterações que estão sendo propostas.

A expressão "vamos votar", tem um não sei que de ameaça, pode ser que a maioria confortável que a oposição tem hoje na Câmara e a quantidade de alterações pontuais propostas levem a muitos vereadores inclusive os da chamada base aliada a votar, sem considerar as ponderadas solicitações do Conselho da Cidade.

Continua o tom forte, ao avisar que se o "prefeito quiser vetar, que vete", manifestando já o seu voto e dando por suposto que as alterações propostas serão aprovadas, mesmo com a posiçao contraria, não só do Conselho da cidade, também de uma boa parte da sociedade organizada.
O divorcio real entre a Câmara e a sociedade parece desta forma confirmado. Os vereadores legislam unicamente para os seus interesses, em alguns casos, claramente identificados, seus interesses particulares. Ainda a afirmação de que o prefeito Carlito Merss, se quiser que vete, que vamos discutir, evidencia um nível de truculência e de ameaça pouco republicano e um desejo freudiano de buscar o conflito e de querer forçar o confronto.

diz Lauro. “Não há outra saída senão verticalizar. Mais de 50% da área urbana está na mãos de duas, três, meia dúzia de pessoas. Enquanto isso, quase 20 mil famílias estão cadastradas na Prefeitura de Joinville à espera de moradia.

Os dados que o vereador apresenta, estão sobre dimensionados, os números oficiais que devem ser considerados são aqueles informados no PLHIS. são de 9058 famílias, menos da metade dos números divulgados pelo vereador.

“Onde essas residências serão construídas, se as áreas disponíveis não estão à venda? Por isso é melhor permitir prédios mais altos”, afirma Lauro Kalfels. O vereador do PSDB compara Joinville, com 1,1 mil quilômetros quadrados de área, com Curitiba (430 km). “Na capital do Paraná, vivem 1,7 milhão, enquanto em Joinville são 500 mil moradores. E aqui têm muito mais problemas, por falta de adensamento, de bairros espalhados”,

O vereador insiste em querer confundir e usa de argumentos primários, inconsistentes, imaginando que aqueles empreendedores imobiliários que defendem a verticalização de mais de 18 pavimentos o fazem para permitir que as 9.000 famílias inscritas na prefeitura possam ter acesso a uma moradia digna.

reclama“Onde essas residências serão construídas, se as áreas disponíveis não estão à venda?

Existem em Joinville muitas áreas disponíveis e que alias estão todas a venda, desde que seja por um preço justo, o problema principal é que nesta situação de incerteza, ninguém esta disposto a vender. Se um imóvel hoje tem potencial para construir 4 ou 6 pavimentos e amanha ou depois poderá passar a ter potencial para 12, 18 ou mais, porque vender?

Por isso é melhor permitir prédios mais altos”, afirma Lauro Kalfels. O vereador do PSDB compara Joinville, com 1,1 mil quilômetros quadrados de área, com Curitiba (430 km). “Na capital do Paraná, vivem 1,7 milhão, enquanto em Joinville são 500 mil moradores. E aqui têm muito mais problemas, por falta de adensamento, de bairros espalhados”, reclama


Ignora o nosso nobre vereador entre outras coisas, que verticalização sem infra-estrutura, quer dizer colocar mais veículos em ruas que já não comportam mais, significa aumentar o caos do transito em Joinville. Significa aumentar o problema do esgoto domestico. significo menor insolação, menos ventilação e uma cidade pior. O que com certeza não esquece é que sua defesa intransigente e obtusa de uma verticalização selvagem, representa maiores lucros para alguns poucos, que ele parece conhecer bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...