26 de novembro de 2009

A Escola Machado de Assis

O curioso caso da escola Machado de Assis


A escola Machado de Assis esta localizada no bairro Saguaçu, aqui em Joinville e representa um caso interessante de conflito de interesse. O que começou como uma pré-escola, foi aos poucos crescendo e ao crescer passou a estar em desacordo com a lei, não com uma lei, mas com varias, tanto é que consegue acumular uma boa quantidade de notificações e multas dos mais variados órgãos da fiscalização da Prefeitura Municipal.


O problema que a escola vive, não é diferente do que muitos empreendedores experimentam, ao começar a crescer, o que era uma pequena oficina de fundo de quintal, permitida pela benevolência dos vizinhos, acaba se convertendo num problema, o barulho das maquinas e dos equipamentos, os caminhões e inclusive carretas trazendo matérias primas e levando produtos manufaturados, não são compatíveis com a tranqüilidade e o sossego que se deseja numa área residencial. O filhote de cachorro, cresceu até um ponto que não cabe mais no apartamento. O que fazer?



A escola em questão, enfrenta um problema adicional, como pode ser referencia de ensino e de valores morais e cívicos uma instituição de ensino que desrespeita sistematicamente a lei, que incomoda os vizinhos, que gera um volume de trafego incompatível com o zoneamento, que constrói sem respeitar os recuos e as taxas de ocupação a que os vizinhos estão obrigados. Que tipo de ensinamento esperar de uma instituição de ensino que fazendo ouvidos moucos as insistentes avisos e notificações, Se empenha em querer modificar a lei para o seu beneficio próprio.



Alterar pontualmente a lei, exclusivamente para beneficiar uma escola, alem de uma burla aos cidadãos que a respeitam e a cumprem, representaria uma anistia injusta das multas que a escola acumula. Ainda mais lamentável, que legisladores municipais se avenham a mudar as leis na conveniência de uns e outros, que interesses menores e picuinhas paroquiais, possam servir de guia, para os nossos nobres edis.



Joinville, se converte numa colcha esfarrapada, que faz da modificação de leis e regulamentos uma moeda de troca. Numa cidade em que as mudanças pontuais tem nome e sobrenome e as escolas ensinam a trapacear como sendo um principio fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...