7 de novembro de 2009

Arvores de Joinville


As nossas arvores

Um passeio pelas ruas de Joinville que estão arborizadas, permite comprovar que mais de 60 % das arvores que ainda insistem em permanecer em pé, não recebem nenhuma manutenção desde faz décadas, as epífitas e parasitas tomaram conta delas.

Como a Fundema e seu corpo técnico tem defendido e aplicado o principio que o mal deve ser cortado pela raiz, literalmente. Devemos temer pelo futuro da maioria das arvores que ao longo do tempo fizeram de Joinville uma cidade mais verde e habitável. A supressão das arvores do centro, representa uma ameaça real, já materializada no caso da rua XV. Caso se mantenha a lógica linear, aplicada pelos órgãos técnicos da prefeitura. Teremos um centro sem arvores. No maximo algumas arvoretas, de menor importância, mais adequadas ao conceito de arborização urbana proposto pela prefeitura. Menos verde e mais cinza.

Os dois órgãos que hoje tem sob sua responsabilidade a manutenção do verde urbano, tem tido dificuldades em cumprir a sua tarefa, tanto é que até o momento o saldo da sua gestão é negativo. Se consideramos o resultado das arvores plantadas novas, menos as cortadas, temos hoje menos arvore que ontem e mais que amanha. Em outras palavras, quem deveria cuidar do verde, tem conseguido cortar mais que plantar. O que nos coloca na contramão do bom senso e faz de Joinville uma cidade menos verde, mais cinza e menos sustentável.

Um comentário:

  1. Essa horda de incompetentes assolam o serviço público em todos setores dele. Incrível tanta incompetência. Tenho acompanhado esta situaçao do corte das árvores na XV, no aeroporto e na beira rio.
    Legítima sessão pastelão da terrinha! Bando de inúteis e imprestáveis, que só sabem "coçar"e fazer de conta que trabalham. Meu Deus quanta trapalhada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...