11 de novembro de 2010

Videogame (*)


Videogame
A cada dia aprendemos uma coisa nova, alguns dias são mais profícuos e aprendemos mais. Semana passada aprendi que a Prefeitura de Joinville, adquiriu um sofisticado sistema digital que permitirá gerenciar melhor a cidade, prever e planejar o seu desenvolvimento. Um show de tecnologia e propalada por alguns como a solução de todos os nossos problemas. Vou me permitir manter uma posição de cautela, frente à esta opiniões. Em geral as coisas nunca são exatamente como nos são informadas e se é verdade que não podem ser tão ruins, como parece. Estou convencido que não são tão boas como as apresentam.

Que a Prefeitura tenha adquirido uma versão “profissional” do conhecido game SimCity, já é uma boa noticia. Se o software permite mostrar de uma forma clara e transparente o que é a Joinville de hoje, já seria um avanço significativo. Nem vou pedir que possa projetar a Joinville do amanha, porque esta Joinville muda tanto e de forma tão contraditória, que provavelmente não teria no mercado um computador com tanta capacidade de processamento.

Lembro de um estudo que os alunos de arquitetura da Sociesc fizeram, mesmo sem dispor do sofisticado programa que a Prefeitura agora implantou, naquele caso e utilizando ferramentas singelas disponíveis em quaisquer escritório de arquitetura e engenharia, os acadêmicos projetaram numa imagem o que a atual legislação já permite construir no Bairro Boa Vista, as imagens projetam um muro de concreto de 8 pavimentos que se erguerá em volta do morro do Boa Vista. Os acadêmicos, como qualquer pessoa de bom senso, não podiam acreditar nas imagens que resultaram do estudo. Este já é um belo exemplo.

Como usuário diário de informática aprendi, por experiência própria que os programas ainda dependem das pessoas, que os resultados, que obtenhamos com esta poderosa ferramenta, dependem do homem que esta no outro lado, analisando os resultados e tomando as decisões. É por isto que sugiro algo simples, coisa que acadêmico de arquitetura do sexto período, consegue realizar. Um mapa tridimensional de Joinville, visualizando tudo o que já se pode construir hoje. Mostrando até que ponto avançou a nossa cobiça e a nossa ânsia de lucro. Um material útil para que os nossos vereadores possam visualizar o impacto de cada nova alteração da lei de uso e ocupação do solo, de cada mudança de zoneamento. Algo que este super programa deverá poder executar em menos tempo do que levamos hoje para mudar o zoneamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...