26 de novembro de 2010

Iluminação da Rua Visconde de Taunay


Achar ou ter certeza?


Em reunião com vários moradores da região central, a maioria usuários frequentes da calçada do Batalhão, surgiu a dúvida se a rua Visconde Taunay, depois de quase quatro anos de trabalho, apresenta hoje uma luminosidade melhor do que antes. Os achistas de plantão, entre os quais me incluo neste caso, consideram que a rua ficou mais escura, que em vários pontos a penumbra é maior que a claridade e em outros pontos as sombras dominam.

Iniciado debate e aproveitando a presença de técnicos do Ippuj, a pergunta formulada pairava no ar: a rua Visconde de Taunay está mais bem iluminada hoje de que antes? Sem ninguém saber ao certo, a discussão encerrou-se com a enfática afirmação de um dos técnicos presentes: “Tem uma iluminação muito melhor!”. Apesar da ênfase, ninguém ficou convencido, e os caminhantes assíduos identificaram com precisão os pontos escuros da rua.

Está cada vez mais difícil engambelar a sociedade. As respostas devem ser precisas, verazes e verificáveis. Aquela época recente em que os técnicos de plantão eram considerados os sábios em um ambiente formado por gente ignara acabou para sempre. As pessoas querem calçadas mais iluminadas, postes mais baixos e lâmpadas mais econômicas. A troca das lâmpadas de vapor de sódio por modelos de maior iluminância que utilizam vapor metálico é uma tendência já consolidada em outras cidades.

O que falta explicar sobre a rua Visconde de Taunay é: quantos lux tinha a rua com o modelo anterior de luminárias? O modelo atual gera uma iluminação mais continua e eficiente? O modelo atual é mais econômico, quanto economizaremos frente ao modelo anterior? Qual é o numero de lux atual e a distribuição ao longo da rua?

Fazer uma cidade mais eficiente implica a troca das lâmpadas incandescentes dos sinaleiros por leds, de baixo consumo e maior durabilidade. Exige a substituição das atuais lâmpadas de vapor de sódio por outras mais eficientes. Principalmente, exige sair do achismo atual e consolidar um modelo de gestão publica amparado em dados, estudos, documentos e focado em resultados concretos. Este novo modelo de gestão, mais transparente, igualitário e responsável, ajudará a estabelecer uma sociedade mais comprometida com a cidade e com o futuro de Joinville.

Publicado no jornal A Noticia de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...