13 de novembro de 2010

Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV

O jornalista Jefferson Saavedra, na sua coluna Portal escreve neste domingo:

Só para os grandões

A Comissão de Urbanismo da Câmara de Joinville quer mais explicações do Ippuj sobre o projeto de estudo de impacto de vizinhança, enviado pela Prefeitura. Os vereadores estão achando a lei muito “generosa”, isto é, só empreendimentos grandes demais teriam de fazer os estudos.

Se tanto o jornalista, como os vereadores membros da Comissão de Urbanismo tivessem escutado o presidente do IPPUJ, na reunião do Conselho da Cidade em que o EIV foi apresentado, poderiam ter a certeza que este é exatamente o objetivo da administração municipal, que o EIV vire papel molhado, acabe sendo desnecessário. Os motivos? Metade falta de vontade de trabalhar dos órgãos municipais que teriam a obrigação de analisar os projetos. A outra metade o discurso fácil de não querer criar entraves para o desenvolvimento de Joinville.

Se é preciso o EIV é porque o modelo atual de desenvolvimento a quaisquer custo tem se mostrado perverso, porque privatiza o lucro e socializa o prejuízo, com a cumplicidade do poder publico.

Pena que o Conselho da Cidade preferiu ignorar os estudos feitos nas Câmaras Técnicas, quem sabe seria oportuno que os Vereadores solicitassem os estudos e atas que o Conselho presidido pelo IPPUJ decidiu desconsiderar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...