20 de novembro de 2010

Defensas (*)



Defensas

O objetivo de instalar as chamadas “defensas” nas ruas é o de proteger os pedestres, evitar que se atrevessem as ruas fora dos lugares adequados, reduzir o risco de atropelamentos, em definitiva melhorar o nível de segurança urbana. A sua utilização acabo distorcida, descaracterizada e servindo exclusivamente para veicular publicidade, que entre outras coisas acabam distraindo motoristas e aumentando a insegurança que deveriam reduzir.

Sem entrar no mérito do modelo de licitação que foi feito, que parece priorizar a veiculação da publicidade frente a segurança de pedestres e motoristas. É evidente que as defensas não defendem. A pergunta agora deve ser e agora Zé? Porque alguma coisa deve ser feita. Fazer de conta que tudo esta certo e que não tem nenhum problema, como tem sido a atitude habitual dos responsáveis pela gestão e fiscalização destes contratos, não é nem correto, nem adequado.

Algumas perguntas podem ajudar a esclarecer o porquê desta distorção. A primeira, quais os pontos perigosos, de acordo com os estudos técnicos, que identificam um percentual elevado de atropelamentos de pedestres por atravessar fora da área determinada? E bom lembrar que este é o objetivo das ditas defensas. Segunda, quantas defensas sem publicidade devem ser instaladas por cada uma que explore comercialmente publicidade? Em que pontos estão localizadas as defensas, detalhando as que veiculam publicidade e as outras. Finalmente, quantas defensas existem em Joinville, em que estado se encontram, o seu nível de manutenção.

São perguntas simples, que a Conurb deveria poder responder em menos de 24 horas, porque é imprescindível que disponha destes dados permanentemente atualizados para poder gerenciar, com transparência, o contrato com a empresa que detém a permissão de exploração de publicidade em defensas. Praticamente os mesmos questionamentos poderiam ser feitos com relação as placas de rua, que também são gerenciadas pela Conurb e como no contrato esta autorizada a exploração comercial, como forma de remunerar a colocação de placas em todas as ruas da cidade. As respostas serão muito interessantes e reveladoras.

Um comentário:

  1. Com certeza é muito mais cabide de propaganda do que proteção para pedestres.Já não bastam certas lojas com suas fachas feias e mal cuidadas aí as propagandas descem e ficam no caminho.Essas porcarias só servem pra prender bicicleta já que o poder público não se preocupa com os ciclistas.

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