2 de novembro de 2010

Leituras pós-eleitorais


Leituras pós-eleitorais

Conhecidos os resultados das urnas joinvilenses, é interessante fazer algumas leituras, que podem ajudar a entender melhor o quadro político local.

Que o vencedor das eleições em Joinville tenha sido José Serra, numa proporção de 2 votos para cada voto da candidata do PT é significativo. Mais significativo ainda porque é bom lembrar que o PT é o partido que governa Joinville e que a sua gestão tem a pior avaliação conhecida por um prefeito.

Não é conveniente, confundir e misturar a eleição de Dilma Roussef, com o recado das urnas. Em algumas o resultado tem sido de 80% dos votos para José Serra, que em nenhum momento devem ser vistos como votos do PSDB. Os votos repetem quase que exatamente o nível de rejeição a administração municipal, que também esta perto dos 80 %.

É normal e previsível que neo-especialistas políticos ocupando cargos comissionados, se dediquem a colocar panos quentes no desastrado resultado que a candidata do PT alcançou em Joinville. Na verdade não são poucos na tríplice aliança que propõem arrecadar recursos, para construir um monumento, que seria colocado junto a pira eternamente apagada do sesquicentenário da fundação de Joinville, na Praça Dario Salles, para homenagear as verborrágicas declarações do presidente Lula, no comício de Joinville, que contribuíram decisivamente a vitoria do primeiro turno do candidato da tríplice aliança.

A incapacidade de reconhecer os erros e desatinos do governo municipal é hoje o maior empecilho para que o próprio governo funcione. A euforia, resultado da eleição de Dilma, não ajuda nada ao setor critico, que mesmo sabendo que as coisas não andam nada bem e que são precisos câmbios estruturais, que dificilmente acontecerão. O preço da indecisão e da inércia será caro e a conta deverá ser paga em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...