9 de novembro de 2010

A Difícil Arte de Somar (*)


A Difícil Arte de Somar

Por estranho que pareça, algumas pessoas enfrentam serias dificuldades na hora de fazer as quatro operações. Alguns conseguem melhores resultados na hora de somar, especialmente se a conta for ao seu favor. Outros se negam a dividir. É incrível a facilidade, quase inata para subtrair, principalmente se for dos outros. A maioria consegue multiplicar com certa facilidade, se for para acrescentar patrimônio.

Porem é a dificuldade nestas operações simples, que deve merecer a nossa atenção. Vou propor um exercício lógico simples, para a maioria dos leitores, porem que escapa a capacidade da maioria dos legisladores e dos técnicos locais. Vejamos o exemplo:

Grandes empreendimentos, ocasionam impactos no entorno, a efeitos deste exercício chamemos a estes impactos IV (Impacto de Vizinhança) por tanto é preciso fazer estudos para medir o impacto (EIV) e estes estudos determinarão o impacto e as medidas mitigatorias do impacto e o impacto negativo, será minimizado. Simples o exercício, verdade? Se o impacto for igual a 7, as medidas compensatórias ou mitigatorias, devem ser iguais a 7 para que o resultado seja zero.

Agora vejamos o caso de uma mudança quaisquer de zoneamento na cidade, algo que virou tão corriqueiro, que já nem prestamos atenção. Se numa quadra temos 24 residências de cada lado da rua, temos um impacto, resultado do numero de pessoas que moram nas residências, dos veículos que transitam pela rua e entre outros pelo trafego que estas pessoas geram. Porem se há mudança de zoneamento e permitimos que as residências unifamiliares, se convertam em prédios 6 ou 8 andares, com 4 apartamentos por andar. Se agregamos ainda a instalação de comercio, como padarias, quitandas, mercearias, mercados de bairro, restaurantes e pizzarias teremos um impacto significativo, no que era uma rua tranqüila e pouco movimentada. Porem tanto os legisladores, como os técnicos insistem em desconsiderar que as mudanças de zoneamento e de gabarito representam um forte impacto sobre as pessoas e sobre a sua qualidade de vida.

Esta dificuldade em não conseguir avaliar o impacto da soma das constantes mudanças que promovem, pode significar, tanto a incapacidade para realizar operações matemáticas simples, como, que mesmo sabendo o resultado e o impacto das suas decisões, não estão, nem um pouco, preocupados e que continuaremos sem ter EIV para poder medir primeiro, e mitigar depois o impacto das mudanças feitas de forma atabalhoada e irresponsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...