22 de novembro de 2010

Parque das Águas




Por formação profissional os temas referentes a flores, plantas e jardins merecem um destaque especial neste espaço. Ao viver numa cidade como Joinville, o verde urbano ganha ainda um destaque maior, ou deveríamos dizer a falta do verde, a ausência do verde publico.

Recentemente visitei a cidade de Bucaramanga, na Colômbia. Com 750.000 habitantes pode ser comparada com Joinville pelo porte e pelo desenvolvimento. Acabam aqui as comparações. Bucaramanga é uma cidade orgulhosa do seu verde urbano, os parques e praças ajardinadas são abundantes e bem cuidadas. Visitei a maioria delas e um parque em especial me chamou a atenção, o Parque das Águas, casualmente algum dia terá um parque com este nome por aqui também. O Parque das Águas de lá, esta instalado na sede da Companhia Aqueduto de Bucaramanga, que é o equivalente a nossa Águas de Joinville.

É um parque bonito, aberto ao publico em que a água das nascentes da cidade forma cascatas, córregos e espelhos d’água. O importante é que no centro do parque esta o escritório central da Companhia de Águas. Pensei na diferença entre as duas empresas uma, a nossa, fechada a sociedade que em teoria é a sua proprietária e detém 99 % das suas ações, a outra abrindo o espaço a população.

Numa cidade que não tem nunca recursos para desapropriar um metro quadrado, seria inteligente incorporar ao verde urbano os jardins e o espaço em volta da sede da Companhia Águas de Joinville, só seria preciso alem de boa vontade, derrubar ou transferir o muro que separa a sede da rua XV e dar a Joinville um espaço verde, que já é dela de direito. Coisa simples, sem muito Fonplata, sem desapropriações custosas, sem projetos muito complicados e caros. Parece, para alguém com pouca experiência, coisa fácil de resolver. Ainda neste caso a implantação seria ainda mais simples, porque a própria Companhia poderia arcar com todo o custo, utilizando os polpudos lucros que a tarifa vem lhe garantindo ano após ano. E poderia ainda, seguindo o belo exemplo do Condomínio Parque Perini, doar para a cidade algo que neste caso já lhe pertence.

Estas pequenas ações sinalizariam de forma clara que é a sociedade o objetivo principal da gestão municipal e que é para o cidadão que se orientam as ações do governo.
Publicado no jornal A Noticia de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...