28 de fevereiro de 2010

Grandes obras de humanidade


Grandes obras de humanidade


Ao longo dos anos a humanidade tem utilizado as grandes obras para evidenciar o seu elevado nível de desenvolvimento, quanto maiores os desafios a serem vencidos maior o mérito e a honraria que a conclusão do trabalho merece e representa. Das igrejas e castelos da Idade Media, as pirâmides Astecas e Maias, passando pela muralha da China, cada sociedade desde tempos imemoriais tem marcado a sua historia pelos seus logros tecnológicos e pelas suas obras.


Realizações que representaram esforço extraordinário, e permanecem como um eterno desafio para cluidas iticas,a area ndes piramides vilaçoa sua historia pelos seus logros tecnologictrabalho de milhares de homens e mulheres, recursos consideráveis e principalmente o fato de serem reconhecidos como prova do que o ser humano é capaz de lograr, quando unido em prol de um objetivo, como na sua época foi a construção do Canal de Panamá, ou a Usina de Itaipu


Aqui as nossas obras e feitos são menores, adequados em escala e proporção a nossa realidade sambaquiana e local. Mas em nada deixam a dever as maiores e mais complexas realizadas por outras civilizações e culturas, por citar alguns exemplos a Arena, obra que se equipara as grandes pirâmides da antiguidade, sem chegar a estar concluída, já precisa com urgência de reformas, a própria sede do legislativo municipal que a pouco de inaugurada ainda incompleta já mostra rachaduras e precisa de reformas e ampliações, a via gastronômica é uma obra complexa, difícil, que desafia a nossa engenharia durante mais de 3 anos, as reformas constantes das nossas praças são outro belo exemplo, na área de saúde e da educação as obras são tantas e de tal dificuldade técnica que só heróis as enfrentam e as vencem, algumas inclusive nunca chegam a ser concluídas, entrando em reforma antes mesmo de ser entregues a população.


O saneamento do Cachoeira entra na lista das obras míticas, desafios impossíveis. A despoluição do Rio Cachoeira é um desafio comparável a limpeza dos estábulos de Augias por Hercules e não poderia ser incluído neste grupo de trabalhos mais mundanos, deve ser incluída em outro nível, o das grandes obras da historia da humanidade. Joinville tem construído e continua reformando, um legado de grandes obras que devem orgulhar as gerações futuras, caso cheguem a ser concluídas.


Publicado no jornal A Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...