17 de fevereiro de 2010

A transposição do Rio Cachoeira


O Rio Cachoeira

Quando o Rio Cachoeira começou a sofrer a ameaça da perda do caudal, e a conseqüente redução da sua calha, como resultado da ocupação desordenada das suas margens, da canalização e tubulação dos seus afluentes, inclusive da construção de prédios sobre os córregos e todo tipo de outras agressões, foi preciso achar solução para este risco ambiental.

Em quanto se elaboram projetos complexos e sofisticados, para permitir a transposição de rios em todo o pais, aqui ao longo de anos um grupo de pesquisadores e técnicos desenvolveu uma solução viável e pratica para salvar o rio. O projeto de transposição das águas dos rios Cubatão e Pirai para o rio Cachoeira é um dos grandes feitos da nossa engenharia. O projeto tem sido pouco divulgado e os verdadeiros heróis desta magnífica empreitada podem permanecer anônimos se não assumimos um trabalho de recuperação histórica.

O projeto consiste numa solução criativa, simples e de baixo custo. As águas dos dois mananciais de Joinville, os Rios Pirai e Cubatão, este ultimo ainda complementado pelas do rio Quiriri, são transferidas graças a um complexo sistema de bombas possantes, para a bacia do Rio Cachoeira. Todos os dias milhões de metros cubicos de água cristalina são transportados a traves de centenas de kilometros de tubulações a cada uma das residências, comércios e industrias de Joinville e depois de cumprida a sua missão, são devolvidas ao Rio Cachoeira, que ganha um caudal revigorado em volume e em riqueza de nutrientes.

As águas fertilizadas, por toneladas de esgoto domestico, dão uma nova vida ao rio, ricas em nutrientes atraem de volta as tainhas, inclusive jacarés, capivaras e outros animais silvestres vicejam nas suas margens. De uma única tacada conseguimos que o rio não fique sem água e devolvemos o seu caudal original, muitas vezes aumentado pela contribuição de milhares de moradores que com a sua contribuição fazem parte desta historia.

Esta engenhosa iniciativa tem um mínimo custo ambiental, Representa para o Cachoeira uma merma da qualidade da água, porque a água da transposição volta acrescentada de nutrientes orgânicos e outros componentes inclusive inorgânicos, que reduzem a transparência, mas agregam uma sólida consistência ao liquido e lhe conferem um elevado teor de riqueza que poderia inclusive ser melhor explorado e aproveitado.

Agora com a possível implantação da rede de esgoto, uma nova ameaça ronda o Rio Cachoeira, que corre risco de secar se deixa de receber a sua dose diaria de esgoto.

Publicado no jornal A Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...