15 de fevereiro de 2010

Os carros da Camara, ou como economizar


Foco no problema ou na solução

Recentemente postei um texto que fazia referencia a ter foco no problema ou foco na solução. Post.

No caso dos carros da Câmara o foco do debate deve ser o mesmo, foco no problema ou foco na solução, em outras palavras, foco na oferta ou na demanda?

Na abordagem que a Câmara utilizou o foco foi na “oferta”, quer dizer cada vereador tem a sua disposição um carro, tenha ou não demanda para ele, rode muito ou rode pouco, e o custo total é alto. Não é a melhor abordagem e não é a melhor alternativa para o uso do dinheiro publico, porque se paga pelo que não se usa. Pagar carro para ter o carro a disposição é desperdiçar os recursos públicos.

A abordagem mais adequada, a luz das informações obtidas com saca-rolhas pelo jornal A Noticia, mostram que os carros da Câmara rodam pouco, e que seria melhor aplicado o princípio da economicidade, se o foco da solução fosse a "demanda".

Os vereadores devem ter um carro a disposição para o serviço, quando for preciso. A solução mais logica, poderia ser uma licitação entre as cooperativas de táxis de Joinville. Os taxis são um serviço publico. Os carros estão emplacados aqui e pagam aqui o seu IPVA, ofereceriam o serviço e seriam remuneradas por viagem, aplicando a mesma tarifa que se aplica aos demais joinvillenses. Ainda como seria uma licitação seria possível que a Câmara obtivesse um desconto substancial sobre a tarifa aplicada.

É só um problema de enfoque, se enfocamos no problema ou na solução. Se na oferta ou na demanda. Se na gastança ou na economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...