17 de fevereiro de 2010

Rio Cachoeira


Em quanto o governo federal empurra goela abaixo a transposição do Rio são Francisco, aqui os novos sambaquianos desenvolveram o projeto da transposição dos rios Cubatão e Pirai para o Cachoeira. Um projeto inteligente e de uma simplicidade impressionante.

O rio Cachoeira tem perdido ao longo dos anos boa parte dos seus afluentes, a canalização das suas margens, a tubulação de dezenas dos seus afluentes, a construção de galerias e inclusive de prédios sobre os corregos, por tanto o seu caudal tem diminuindo sensivelmente. Para evitar que o rio seque, as águas dos rios Cubatão e do Pirai são diariamente bombeadas para a cidade. Depois de uma breve escala técnica nas residências, comércios e industrias da cidade de Joinville a agua e vertida no Rio Cachoeira, que com isto consegue manter o seu fluxo regular de agua.

Esta engenhosa iniciativa, tem um minimo custo ambiental, Representa para o Cachoeira uma merma da qualidade da agua, porque a agua da transposição não chega com a mesma qualidade com que é captada, ela volta acrescentada de nutrientes orgânicos e outros componentes inclusive inorgânicos, que reduzem a transparencia, mas agregam uma solida consistencia ao liquido e lhe conferem um elevado teor de riqueza que poderia inclusive ser melhor explorado.

Para homenagear todos aqueles que ao longo dos anos desenvolveram ideia tão criativa, um grupo de cidadãos anónimos realizou uma singela homenagem as margens do Rio Cachoeira.
Imagem do projeto de Outdoor previsto para ser colocado as margens do rio.




( Texto elaborado a partir de uma ideia do Eng Gert Fischer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...