9 de fevereiro de 2010

Cidadania se faz por aqui


O passarinho e o incêndio


E bem conhecida a fabula do passarinho que frente a um incêndio de proporções gigantescas, corria a um riacho próximo e enchia o bico de água, que levava com grande esforço para jogar sobre as chamas, no intento de apagá-lo. Depois de acompanhar o seu trabalho árduo, uma raposa, ou a efeitos de adaptação a realidade local, um graxaim, lhe perguntou para que tanto esforço?, se não conseguiria apagar um incêndio como aquele com a pouca quantidade de água que conseguia carregar. O passarinho respondeu com fruição, eu estou fazendo a minha parte.


Na reunião da Câmara Setorial do Ambiente Construído, me veio a cabeça esta fabula, uma dezena de esforçados passarinhos, dedicando o seu tempo livre, depois do expediente, fora do horário de trabalho, a fazer a sua parte. Era difícil diferenciar quais dos componentes da Câmara representavam a iniciativa privada e quais ao setor publico. Ninguém estava defendendo posições pessoais ou corporativas, o interesse publico falava mais alto. O nível das propostas apresentadas pelos delegados, a qualidade dos debates e a seriedade das discussões, lembravam muito pouco, outras reuniões, em prédios públicos da Beira rio, quando interesses menores falam mais alto e acabam sendo impostos.


Num momento determinado, frente ao desproporcional esforço, ao nível e a quantidade de temas em analise e ante o risco real que as propostas em analise pela câmara fossem aprovadas pelo Conselho da Cidade, da forma que tinham sido elaborados pelos setores competentes, o que no entender da totalidade dos membros seria um retrocesso inaceitável. Alguém como o graxaim perguntou e se não são considerados os nossos posicionamentos? A resposta unânime foi – “Nós estamos fazendo a nossa parte.” E estavam mesmo.


Tive uma aula de cidadania e a certeza que é com pessoas como aquelas que esta cidade tem futuro. Pelo outro lado o contraste com outras reuniões de comissões e com a condução de audiências, ditas publicas, em nada se parecem com as reuniões em que todos, desarmados de outros interesses, se empenham na busca do interesse comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...