26 de fevereiro de 2010

ARUCs e jabutis (*)

ARUCs e jabutis

O pessoal do meio expediente, das margens do Cachoeira desenvolveu uma criatividade surpreendente para colocar jabutis em tocos, saem a quase um jabuti por semana.E como todos sabemos que jabuti não sobe em toco, quer dizer que tem alguém colocando eles lá.

Existem duas possibilidades para abordar o tema das ARUCs ( Áreas Rurais de Utilização Controlada),das ART (Área Rural de Transição) e das ART-I (Área Rural de Transição – Industrial) que o executivo esta propondo na Lei de Ordenamento Territorial. Uma seria a de garantir que áreas de vulnerabilidade ambiental, como APPs, morros, manguezais e nascentes, tenham a sua preservação aumentada e o controle reforçado. A outra que parece mais real é a de permitir o avanço da industria sobre as áreas rurais de Joinville, da urbanização sobre as áreas verdes e de preservação remanescentes e estimular uma ocupação de espaços que devem ser preservados para garantir o desenvolvimento sustentável e harmônico da cidade.

O perímetro urbano, que estaria congelado, esta sofrendo de um aquecimento local repentino e o seu limite derrete como picolé, pelos lados do Morro do Meio, primeiro e do resto da cidade a seguir, só a petulância, pode levar as pessoas a acreditar que converter áreas rurais em ARTs, ou em ART–Is, em espaços para o convívio harmônico entre a indústria tradicional e a produção agro-silvo-pastoril é viável, sem gerar prejuízo para o elo mais fraco. Assegurar ainda que não representará um aumento do perímetro urbano é ofender o bom senso e tratam como ignaros a gente simples e cidadãos de bem.

Ao descumprir a obrigação de submeter ao Conselho da Cidade e as suas câmaras técnicas, a analise dos projetos, prévio ao seu encaminhamento ao legislativo municipal, o executivo “esqueceu” de prestigiar o foro que ele próprio criou, por determinação legal, com fanfarra, foguetório e estardalhaço. A sociedade que participa ativamente do desenvolvimento da cidade está entre atônita e decepcionada, por ver mais um compromisso descumprido. O que foram, no passado recente, bandeiras de campanha, agora estão se convertendo em farrapos coloridos ao leu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...