14 de fevereiro de 2010

Turismo


Turismo a grande oportunidade

O turismo reúne condições extraordinárias para gerar empregos, tem ainda a capacidade para distribuir os recursos de forma democrática e com grande rapidez, beneficia a quase todos os setores da sociedade. Merece todo o nosso apoio.

Uns dos fenômenos deste Brasil desenvolvido e abastado são os cruzeiros, uma atividade turística inexistente até poucos anos atrás e que hoje movimenta dezenas de navios, de empresas diversas e representam uma alternativa de turismo com um enorme potencial, num pais com uma costa como a brasileira, e ainda com a vantagem hemisférica, que representa aproveitar que o nosso verão coincide com o inverno no hemisfério norte.

Fazer turismo num cruzeiro é uma experiência diferente, ver as cidades desde o mar, reviver, séculos depois a visão que os colonizadores tiveram ao chegar a estas costas é indescritível. Ao chegar a porto se formam longas filas, de uma lado os passageiros do navio desejosos de descer a terra e aproveitar as poucas horas disponíveis para conhecer cada cidade, cada ponto turístico, provar todas as delicias da gastronomia local. A outra fila é a das autoridades portuárias e dos fiscais de todos os órgãos existentes, que com a mesma alegria contagiante dos turistas, esperam poder subir a bordo e com os seus coletes multicoloridos percorrer todas as instalações do navio, solicitando documentos, formulários, comprovantes, estampando carimbos, buscando com avidez irregularidades e desconformidades. Felizes cumpridores do seu dever fiscalizam cozinhas, banheiros e dormitórios, carteiras, contratos e horários de trabalho.

Imunes a rigorosa fiscalização no navio, afora os ambulantes, botecos, restaurantes, vans, taxistas, guias turísticos “ad hoc” e demais prestadores de serviços parecem isentos de uma fiscalização correta e adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...