11 de outubro de 2010

A Novela da UFSC


A Novela da UFSC


Brasileiro gosta de novelas, longas historias, subdivididas numa serie de historias paralelas, com dezenas de atores secundários, interessados na sua vidinha pequena. O nosso cotidiano parece cada vez mais com as novelas da televisão, ou será o contrario e são as novelas, que a cada dia se parecem mais com o nosso cotidiano?


A instalação da UFSC na região norte, reúne todos os ingredientes para ser uma novela de sucesso, tem mocinhos, tem bandidos, tem até historias de amor. E como toda boa novela das sete tem humor e trapalhadas, como nas novelas das oito, tem um forte jogo de interesses particulares e econômicos.


Nos primeiros capítulos o enredo ganho rapidamente o interesse do publico, com a escolha do local, se criou a impressão que diversos locais estariam sendo considerados, quando na realidade o local já estava decidido. Quando a sociedade tomou conhecimento da escolha e do valor do imóvel localizado as margens da BR 101 e dos problemas que surgiriam caso o negocio se concretizasse, apareceram as primeiras criticas concretas e consistentes, convenientemente ignoradas. Os alertas, todos eles confirmados no decorrer do tempo. O motivo alegado para fechar rapidamente o negocio, que alguns ainda hoje consideram uma negociata, foram os apertados prazos que a UFSC deveria cumprir, sob risco de perder a oportunidade. O tempo cuidou de mostrar a pouca consistência da afirmação.


Agora, ao anunciar que os primeiros prédios para permitir o funcionamento dos cursos já iniciados pela UFSC na região norte, se construirão no Campus da Univille, se confirma o que já se sabia, o terreno da curva do arroz é um mico, inclusive a mudança do zoneamento em volta do terreno, deve ser visto, com um novo olhar e com a maior suspeição, quando não se confirma a instalação da UFSC naquele local.


Ninguém entende porque a compra do terreno, não incluiu toda a área. Porque agora o custo aumentou ainda mais. Quando se trata de recursos públicos, ninguém parece muito interessado em se preocupar, nem com o custo e nem com o destino do investimento. Os problemas de alagamento, as linhas de alta tensão e o contorno ferroviário, estavam identificados todos já antes de concretizar o negocio, ninguém agora pode alegar desconhecimento.


A novela se alastra por capítulos, sem que se possa vislumbrar claramente um final feliz, a cada novo capitulo, novos personagens assumem papeis de destaque e como nas novelas da televisão, aqueles que caem nas pesquisas, são retirados da trama, podendo ainda reaparecer por obra do autor da novela. E a vida segue.

Publicado no jornal A Noticia

Um comentário:

  1. BESTEIRINHAS:
    1)O Ministério Público ainda não teve resposta do valor pago pela desapropriação, pois foi pago valor mobilário urbano para terras rurais
    2)Quem é o propríetária das terras vizinhas que força sua transformação em AREAS DE TRANSIÇÃO
    3)SENDO AREAS DE TRANSIÇÃO O VALOR DA TERRA IRA PULAR DE R$ 1,5 M2 PARA R$ 30,00 OU MAIS DO DIA PARA NOITE
    4) O PISCINÃO CHEIO DE TERRA IRA AFETAR OUTRAS AREAS SUJEITAS A INUNDAÇÃO
    5)EM JOINVILLE OS TERRENOS ONDE NÃO PODEM AS COISAS SÃO COMPRADOS PARA DEPOIS A LEIS DIZEREM QUE PODEM

    NÃO VOU CONTINUAR, SÃO APENAS BESTEIRAS

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...