28 de outubro de 2010

Novas mudanças de zoneamento



Depois de mais de 3 anos de debates na Câmara de Vereadores e de varias Audiências Publicas, foi aprovada Lei que consolidava todo o emaranhado legal em que se converteu a cidade de Joinville, uma colcha de retalhos em que mudanças são feitas quase que diuturnamente, menos para atender a demandas reais da cidade e mais para atender a interesses menores e pontuais.


Se enganou quem imaginou que depois de tão árduo trabalho realizado pela Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores, poderíamos ter um pouco de sossego e não seria necessário permanecer em constante desassossego, alertas a cada novo projeto, a cada iniciativa, que parece ter como único intuito, recortar, a cada nova investida um novo pedaço da ZR1 – Área Residencial Unifamiliar que teima em sobreviver em Joinville. A ameaça que agora paira sobre o bairro América, envolve as ruas Aquidaban, Lages, Marechal Deodoro e Ararangua.


Em quanto o Plano Diretor esta sendo debatido, a passo de lesma é verdade, e sem que todas as suas leis auxiliares e complementares, tenham ainda sido ainda aprovadas, parece inadequado, intempestivo e principalmente pouco ético, que os técnicos do legislativo e do executivo, acordem mudanças para continuar alterando a cidade, descaracterizando e desqualificando espaços residenciais e aumentando a impermeabilização e o concreto na cidade.


Mais grave ainda que as constantes mudanças do zoneamento não tenham o amparo de estudos técnicos adequados, que permitam avaliar o impacto das mudanças propostas. Sem base técnica, as mudanças, acabam caracterizadas pelo atendimento puro e simples de interesses pontuais ou parecem realizados ao bel prazer dos desejos de uns e outros, sem que toda a sociedade afetada seja consultada e suas opiniões consideradas.Triste o futuro que se avizinha para uma cidade que se contenta com ser grande e desistiu, já faz algum tempo, de ser melhor







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...