16 de outubro de 2010

Acabou a festa?


Acabou a festa?
O jornal A Noticia dedicou duas paginas da sua edição dominical, para analisar o quadro que se apresenta para as eleições municipais de 2012, a primeira vista o analise pode parecer prematuro, faltam dois anos para a eleição municipal. O jornal não fez mais que plasmar no papel o sentimento da maioria dos seus leitores. Um bom jornal precisa estar antenado e identificar com antecedência os temas que despertam o interesse do seu publico. A impressão é a de que o jornal acertou em cheio.
A festa acabou, o governo municipal, tendo cumprido menos da metade do mandato para o que foi eleito, não é mais considerado uma alternativa viavel para o futuro de Joinville. A imagem de que a administração municipal esta perdida, vagando por um labirinto sem saída, arrastando uma imagem de incompetência e de desorganização, que se pode não ser absolutamente verdadeira, esta consolidada no imaginário da população de uma forma que dificilmente conseguira reverter até o final do mandato.
O estrepitoso fracasso, nas ultimas eleições, dos candidatos apoiados ou identificados, mesmo que superficialmente, com a administração municipal, evidenciam um nível de descrédito, como fazia décadas não era visto em Joinville. Se é verdade que milagres acontecem, a sensação é que os eleitores não parecem acreditar, que o quadro atual possa ser revertido. E todos se dedicam a fazer lenha da arvore caída, todos se atrevem a buscar o espolio do prefeito Carlito.
Tecnicamente, o tempo restante de mandato, permitiria uma reação administrativa, que pudesse permitir que o prefeito mantivesse uma parte do seu patrimônio político e mantivesse algumas opções futuras. O quadro atual, caso se mantenha inalterado, sinaliza que o PT, pode nem chegar ao segundo turno. A outra leitura interessante é como e se, todos os pré-candidatos que se postulam ao cargo, conseguirão ou não buscar os apoios necessários, numa eleição que se apresenta fragmentada e dividida, até o ponto que percentuais de voto de um digito, podem ser muito importantes.
Viveremos tempos interessantes. Agora toca começar a apagar as luzes e limpar a sala, porque esta festa já acabou, só ficam os bêbados de sempre e os amigos do anfitrião. Mas ninguém espera nada deste governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...