17 de outubro de 2010

Os Piscinões (*)


Os Piscinões


A Prefeitura Municipal lançou uma proposta para resolver o problema das enchentes na área central, concretamente a criação de dois piscinões, que serviriam para acumular água de chuva. A solução não é nova, tampouco é econômica e conhecendo a dificuldade histórica que o governo municipal tem para desapropriar áreas, provavelmente nunca seja concluída, porque a desapropriação de duas áreas altamente valorizadas para construir dois piscinões, que não tinham aparecido até agora em nenhuma das propostas de governo, parece pouco provável.


A impermeabilização do solo urbano, estimulada pela ocupação desenfreada e pela criminosa omissão do poder publico permite que as áreas destinadas a jardim, que pelas suas características manteriam a permeabilidade do solo, sejam pavimentadas e aumente com isto a impermeabilização do solo urbano. Uma cidade impermeável passa a sofrer mais e com maior freqüência os efeitos, não das chuvas ou das enchentes e sim da imprevidência. No que os técnicos chamam de tragédias anunciadas.


Os piscinões são o tipo de obras que a maioria dos políticos gostam de propor, são caras, tem um forte impacto negativo sobre o entorno e quando não cumprem a sua função são espaços de fácil degradação. Poderiam ser substituídos por outras soluções mais econômicas, com menos impacto negativo e com orçamentos menores, porem a sua substituição real é definitiva só se alcança a traves de políticas publicas que priorizem a permeabilidade do solo, o aumento das áreas verdes publicas e privadas e uma política impositiva que privilegie a preservação do verde e economizem aos contribuintes milhares de Reais em obras que, como os piscinões, servem para tentar corrigir os erros, que os próprios planejadores criaram.


A utilização de pisos permeáveis, a proibição de pavimentação em areas permeáveis, a manutenção periodica de bueiros e sarjetas, a preservação de áreas livres em volta das margens de rios e córregos, são soluções conhecidas, consolidadas e factíveis, que ainda contam com outras vantagens, são econômicas, não requerem de desapropriações e cabem no orçamento de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...